Oração Abrasada

 1º Dia: Suscitai homens de vossa destra 1. Lembrai-Vos, Senhor, de vossa Congregação que possuístes em vosso es[1]pírito desde toda a eternidade, ao pen[1]sardes nela desde o princípio; que pos[1]suístes em vossas mãos, quando tirastes o universo do nada desde o princípio; que possuístes em vosso Coração, quando vosso amado Filho, morrendo na cruz, a regou com seu Sangue e a consagrou por sua morte, confiando-a a sua Mãe Santíssi[1]ma. 2. Atendei, Senhor, aos desígnios de vossa misericórdia, suscitai os homens de vossa destra, tais como os mostrastes a alguns de vossos maiores servos, dan[1]do-lhes conhecimentos proféticos: a um São Francisco de Paula, a um São Vicente Ferrer, a uma Santa Catarina de Siena e a tantas outras grandes almas no século pas[1]sado, e até neste em que vivemos. 3. Memento: Onipotente Deus, lemb[1]rai-Vos desta Companhia ostentando sobre ela a onipotência de vosso braço, a qual não diminuiu, para fazê-la nascer e con[1]duzi-la à perfeição. Renovai os prodígios, fazei milagres novos. Sintamos o auxílio de vosso braço. Ó grande Deus, que das pedras brutas podeis fazer outros tantos filhos de Abraão, dizei uma só palavra como Deus e hão de vir bons operários para a vossa messe e bons missionários para a vossa Igreja. 4. Memento: Deus de bondade, lemb[1]rai-Vos de vossas antigas misericórdias, e por essas mesmas misericórdias lemb[1]rai-Vos desta Congregação; lembrai-Vos das promessas reiteradas que nos fizestes, por vossos profetas e pelo vosso próprio Filho, de nos atender em nossos pedidos justos. Lembrai-Vos das preces que há tantos séculos vossos servos e servas Vos dirigiram neste sentido; venham à vossa presença seus votos, seus soluços, suas lágrimas e seu sangue derramado, e poder[1]osamente solicitem vossa misericórdia. Mas lembrai-Vos sobretudo de vosso amado Filho: “Lançai os olhos sobre a face de vosso Cristo”. Sua agonia, sua con[1]fusão, seu amoroso queixume no Horto das Oliveiras quando disse: “Para que serve meu Sangue?”, sua cruel morte e seu sangue derramado altamente Vos clamam misericórdia, a fim de que, por meio desta Congregação, seja seu império estabeleci[1]do sobre os escombros do de vossos inimigos. 5. Memento: lembrai-Vos, Senhor, desta Comunidade nos efeitos de vossa justiça. “É tempo de agir, Senhor, lançaram por terra a vossa Lei”: é tempo de cumprir o que prometestes. Vossa divina lei é trans[1]gredida; vosso Evangelho, abandonado; torrentes de iniquidade inundam toda a terra, e arrastam até os vossos servos; a terra toda está desolada, a impiedade está sobre o trono, vosso santuário é profanado e a abominação entrou até no lugar santo. Deixareis tudo assim ao abandono, justo Senhor, Deus das vinganças? Tornar-se-á tudo afinal como Sodoma e Gomorra? Ca[1]lar-Vos-eis sempre? Tolerareis sempre? Não cumpre que seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu, e que venha a nós o vosso reino? Não mostrastes anteci[1]padamente a alguns de vossos amigos uma futura renovação de vossa Igreja? Não devem os judeus converter-se à verdade? Não é esta a expectativa da Igreja? Não Vos clamam todos os santos do Céu por justiça: Vingai? Não Vos dizem todos os justos da terra: Amém. Vem, Senhor Jesus? Todas as criaturas, até as mais insensíveis, gemem sob o peso dos pecados inu[1]meráveis de Babilônia e pedem a vossa vinda para restabelecer todas as coisas: “Todas as criaturas gemem”.

2º Dia: Desapegados de todo afeto terreno 6. Senhor Jesus, lembrai-Vos de dar à vossa Mãe uma nova companhia, a fim de por Ela renovar todas as coisas, e termi[1]nar por Maria os anos da graça como por Ela os começastes. Dai filhos e servos à vossa Mãe; quando não, fazei que eu morra. É por vossa Mãe que Vos imploro. Lemb[1]rai-Vos de suas entranhas e de seu seio, e não me rejeiteis; lembrai-Vos de Quem sois Filho, e atendei-me; lembrai-Vos do que Ela é para Vós e do que sois para Ela, e satisfazei meus votos. Que Vos peço eu? – Nada em meu favor, tudo para a vossa glória. Que Vos peço eu? – O que podeis, e até ouso dizer, o que deveis conceder-me, como Deus verdadeiro que sois, a Quem todo poder foi dado no Céu e na terra, e como o melhor de todos os filhos, que amais infinitamente vossa Mãe. 7. Que Vos peço eu? – Líberos: sacer[1]dotes livres de vossa liberdade, desprendi[1]dos de tudo, sem pai, sem mãe, sem irmãos, sem irmãs, sem parentes segundo a carne, sem amigos segundo o mundo, sem bens, sem embaraços, sem cuidados e até sem vontade própria. 8. Líberos: escravos de vosso amor e de vossa vontade, homens segundo vosso Coração que, sem vontade própria que os macule e faça parar, executem todas as vossas vontades e lancem por terra todos os vossos inimigos, quais novos Davids, com o cajado da Cruz e a funda do santíssi[1]mo Rosário nas mãos. 9. Líberos: nuvens elevadas da terra e cheias de celeste orvalho que voem sem empecilhos, de todos os lados, conforme o sopro do Espírito Santo. Foi deles, em parte, que tiveram conhecimento vossos profetas, quando perguntaram: “Quem são estes, que voam como nuvens?” – “Iam para onde o Espírito os impelia”. 10. Líberos: almas sempre à vossa mão, sempre prontas a obedecer-Vos, à voz de seus superiores, como Samuel: “Eis-me aqui!”, sempre prontas a correr e a tudo sofrer, conVosco e por Vós, como os Apóstolos: “Vamos nós também para morrer com Ele”. 11. Líberos: verdadeiros filhos de Maria, vossa Mãe Santíssima, engendrados e con[1]cebidos pela sua caridade, trazidos em seu seio, presos a seu peito, nutridos de seu leite, educados por sua solicitude, susten[1]tados por seu braço e enriquecidos de suas graças. 12. Líberos: verdadeiros servos da Santíssima Virgem que, como outros tantos São Domingos, vão por toda parte, com o facho lúcido e ardente do santo Evangelho na boca, e o santo Rosário na mão, a ladrar como cães, a arder como fogos e a iluminar como sóis as trevas do mundo; e que, por meio de uma verdadeira devoção a Maria Santíssima, isto é, uma devoção interior sem hipocrisia, exterior sem crítica, prudente sem ignorância, terna sem indiferença, constante sem volubili[1]dade e santa sem presunção, esmaguem por todos os lugares onde forem a cabeça da antiga serpente, a fim de que a maldição que sobre ela lançastes seja inteiramente cumprida: “Porei inimizades entre ti e a Mulher, entre a tua raça e a d’Ela. Ela te esmagará a cabeça”.

 3º Dia: Em luta com o demônio 13. É verdade, grande Deus, que o demônio há de armar, como predissestes, grandes ciladas ao calcanhar desta mulher misteriosa, isto é, a esta pequena Compan[1]hia de seus filhos que surgirão próximo do fim do mundo; e que haverá grandes inimi[1]zades entre esta bendita posteridade de Maria e a raça maldita de Satanás. Mas é esta uma inimizade toda divina, a única de que sejais autor: “porei inimizades”. Porém, esses combates e essas perse[1]guições, que os filhos e a raça de Belial farão à raça de vossa Mãe Santíssima, só servirão para melhor fazer resplandecer o poder de vossa graça, a coragem da virtude dos vossos servos e a autoridade de vossa Mãe, pois Lhe destes, desde o começo do mundo, a missão de esmagar esse soberbo, pela humildade de seu coração e de seu calcanhar: “Ela esmagará tua cabeça”. 14. Não é melhor para mim morrer do que Vos ver, meu Deus, todos os dias, tão cruel e impunemente ofendido, e estar eu mesmo, todos os dias, e cada vez mais, em risco de ser arrastado pelas torrentes de in[1]iquidade que se avolumam? Mil mortes me seriam mais toleráveis: enviai-me socorro do Céu ou levai a minha alma. Se eu não tivesse a esperança de que, mais cedo ou mais tarde, haveis de ouvir este pobre pecador, nos interesses de vossa glória, como já ouvistes a tantos outros: “Este miserável clamou e o Senhor o ouviu”, pedir-Vos-ia radicalmente com um profeta: “Tirai-me a vida”. Mas a confi[1]ança que tenho em vossa misericórdia faz-me dizer com outro profeta: “Não mor[1]rerei, mas viverei para narrar as obras do Senhor”, até que possa dizer com Simeão: “Agora, Senhor, deixai vosso servo morrer em paz, segundo a vossa palavra. Porque meus olhos viram a salvação”.

 4º Dia: Gerados pelo Espírito Santo em Maria 15. Memento: Divino Espírito Santo, lembrai-Vos de produzir e formar filhos de Deus, com vossa divina e fiel Esposa, Maria. Formastes Jesus Cristo, cabeça dos predestinados, com Ela e n’Ela, e é com Ela e n’Ela que deveis formar todos os seus membros. Nenhuma pessoa divina engendrais na Divindade; mas só Vós for[1]mais todas as pessoas divinas fora da Di[1]vindade, e todos os santos que existiram e hão de existir até o fim do mundo são outras tantas obras de vosso amor unido a Maria Santíssima. 16. O reino especial de Deus Pai durou até o dilúvio e foi terminado por um dilúvio de água; o reino de Jesus Cristo foi terminado por um dilúvio de sangue; mas vosso reino, Espírito do Pai e do Filho, continua presentemente e será terminado por um dilúvio de fogo, de amor e de justiça. 17. Quando virá este dilúvio de fogo do puro amor, que deveis atear em toda a terra de um modo tão suave e tão veemente que todas as nações, os turcos, os idólatras e até mesmo os judeus hão de arder nele e se converter? “Não há quem se esconda de seu calor”. Seja ateado este divino fogo que Jesus Cristo veio trazer à terra, antes que ateeis o de vossa cólera que reduzirá toda a terra a cinzas. “Enviai o vosso Es[1]pírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra”: enviai à terra esse Espírito todo de fogo, para nela criar sacerdotes todos de fogo, por cujo ministério seja ren[1]ovada a face da terra e reformada a vossa Igreja. 18. Memento Congregationis tuæ: é uma congregação, uma assembleia, uma escol[1]ha, uma triagem de predestinados que deveis fazer no mundo e do mundo: “Eu vos escolhi do meio do mundo”. É um re[1]banho de pacíficos cordeiros que deveis reunir entre tantos lobos; uma companhia de castas pombas e de águias reais entre tantos corvos; um enxame de laboriosas abelhas entre tantos zangões; uma manada de cervos ágeis entre tantas tartarugas; um batalhão de leões destemidos entre tantas lebres tímidas. Ah! Senhor: “Congre[1]gai-nos dentre as nações”; congregai-nos, uni-nos, para que assim se renda toda a glória ao vosso nome santo e poderoso.

 5º Dia: Inteiramente confiantes na Providên[1]cia 19. Predissestes esta ilustre Compan[1]hia a vosso profeta, que a descreve em termos muito obscuros e misteriosos, mas inteiramente divinos: Vós separastes, ó Deus, para a vossa de[1]scendência uma chuva voluntária; e quando ela enfraqueceu, Vós a reconfor[1]tastes. Vossos animais habitarão nela. Prepara[1]stes, ó Deus, em vossa bondade, o alimen[1]to para o pobre. O Senhor dá sua palavra a seus arautos, para que a anunciem com grande força. O rei dos exércitos está em poder do bem-amado, e quem é o ornamento da casa reparte os despojos. Quando repousais em vossos domínios, as penas da pomba são prateadas e a extremi[1]dade de seu dorso tem o resplendor do ouro. Enquanto o rei do Céu dispersa os reis no país, tudo é branqueado pela neve no monte Selmon. A montanha de Deus é uma montanha fértil. É uma montanha imponente, uma mon[1]tanha fértil. Por que olhais com admiração, ó montanhas imponentes, a montanha de Deus? É uma montanha na qual aprouve a Deus morar, e o Senhor habitará nela para sempre. 20. Qual é, Senhor, esta chuva voluntária que separastes e escolhestes para vossa en[1]fraquecida descendência, senão estes santos missionários, filhos de Maria, vossa Esposa, aos quais deveis congregar e sepa[1]rar do comum dos homens, para o bem de vossa Igreja, tão debilitada e maculada pelos crimes de seus filhos? 21. Quem são estes animais e estes pobres que habitarão em vossa herança, e serão aí nutridos com a divina doçura que lhes haveis preparado, senão estes pobres missionários abandonados à Providência e que transbordarão de vossas mais divinas delícias; quem são eles senão estes misteri[1]osos animais de Ezequiel, que hão de ter a humanidade do homem, por sua desinter[1]essada e benfazeja caridade para com o próximo; a coragem do leão, por sua santa cólera e por seu ardente e prudente zelo contra os demônios e os filhos de Babilônia; a força do boi, por seus tra[1]balhos apostólicos e por sua mortificação contra a carne; e finalmente a agilidade da águia, por sua contemplação em Deus? Tais hão de ser os missionários que quereis enviar à vossa Igreja. Terão olhos de homem para o próximo, olhos de leão contra vossos inimigos, olhos de boi contra si próprios e olhos de águia para Vós. 22. Estes imitadores dos apóstolos pre[1]garão com uma grande força e virtude, tão grande e tão deslumbrante que hão de co[1]mover todos os espíritos e todos os corações nos lugares em que pregarem. A eles é que haveis de dar vossa palavra: “Eu vos darei uma palavra cheia de sabedoria, à qual não poderão resistir, nem contradiz[1]er, nenhum de vossos inimigos”. 23. É entre estes prediletos que tomareis vossas complacências, na qualidade de Rei das virtudes de Jesus Cristo, o bem-amado, pois que em todas as suas missões não terão outro fim senão dar-Vos toda a glória dos despojos que arrebatarem a vossos in[1]imigos. 24. Por seu abandono à Providência e sua devoção a Maria, terão as asas prateadas da pomba, isto é, a pureza da doutrina e dos costumes; e douradas as costas, isto é, uma perfeita caridade para com o próximo para suportar-lhe os defeitos e um grande amor a Jesus Cristo para carregar a sua cruz. 25. Só Vós, como Rei dos Céus e Rei dos reis, haveis de separar do comum dos homens estes missionários como outros tantos reis, para torná-los mais brancos que a neve sobre a montanha de Selmon, mon[1]tanha de Deus, montanha abundante e fértil, montanha forte e coagulada, mon[1]tanha na qual Deus Se compraz maravilho[1]samente, e na qual habita e há de habitar até o fim. Quem é, Senhor Deus de verdade, esta montanha misteriosa de que nos dizeis tantas maravilhas, senão Maria, vossa dileta Esposa, cujos fundamentos pusestes sobre o cimo das mais altas montanhas? Os seus fundamentos estão sobre os montes santos. Monte no cume dos montes. Felizes e mil vezes felizes os sacerdotes que tão bem escolhestes e predestinastes para habitar convosco nessa abundante e divina montanha, para aí se tornarem reis da eternidade, por seu desprezo da terra e sua elevação em Deus; para aí se tornarem mais brancos que a neve por sua união a Maria, vossa Esposa toda formosa, toda pura e toda imaculada; para aí se enriquec[1]erem do orvalho do céu e do húmus da terra, de todas as bênçãos temporais e eter[1]nas de que está toda cheia Maria Santíssi[1]ma. É do alto desta montanha que hão de lançar, quais novos Moisés, por suas ar[1]dentes súplicas, dardos contra seus in[1]imigos para os prostrar ou para os convert[1]er. É sobre esta montanha que hão de aprender da própria boca de Jesus Cristo, que aí habita sempre, o significado das suas oito bem-aventuranças. É sobre esta montanha de Deus que com Ele hão de ser transfigurados, como no Tabor, que hão de morrer com Ele, como no Calvário, e que hão de subir com Ele ao Céu, como no monte das Oliveiras.

 6º Dia: Que apaguem o fogo na Casa de Deus 26. Memento Congregationis tuæ. Só a Vós compete formar, por vossa graça, esta assembleia; se o homem nela puser primeiro a mão, nada se fará; se nela mis[1]turar algo de próprio com o que é vosso, estragará tudo, arruinará tudo. Tuæ Con[1]gregationis: é obra vossa, grande Deus. Opus tuum fac: fazei vossa obra toda divina; juntai, convocai, reuni de todas as partes de vossos domínios os vossos eleitos, para deles fazer um corpo de exér[1]cito contra vossos inimigos. 27. Vede, Senhor Deus dos exércitos, os capitães que formam companhias comple[1]tas, os potentados que reúnem exércitos numerosos, os navegadores que armam frotas inteiras, os mercadores que se con[1]gregam em grande número nos mercados e nas feiras! Quantos ladrões, ímpios, ébrios e libertinos se unem em massa contra Vós todos os dias, tão fácil e prontamente: basta soltar um assobio, rufar um tambor, mostrar a ponta embotada de uma espada, prometer um ramo seco de louros, oferecer um pedaço de terra amarela ou branca; basta, em poucas palavras, uma fumaça de honra, um interesse de nada e um mesquin[1]ho prazer animal que se tem em vista para, num instante, reunir os ladrões, ajuntar os soldados, agrupar os batalhões, congregar os mercadores, encher as casas e os merca[1]dos, e cobrir a terra e o mar com uma mul[1]tidão inumerável de réprobos que – embora divididos todos entre si, ou pelo af[1]astamento dos lugares, ou pela diversidade dos gênios, ou por seus próprios interesses – se unem entretanto todos até a morte, para fazer-Vos guerra sob o estandarte e o comando do demônio. 28. E Vós, grande Deus, embora haja tanta glória, doçura e proveito em ser[1]vir-Vos, quase ninguém tomará o vosso partido? Quase nenhum soldado se alistará sob vossos estandartes? Quase nenhum São Miguel clamará no meio de seus irmãos, cheio de zelo pela vossa glória: “Quem como Deus?”. Ah! permiti-me bradar por toda parte: Fogo, fogo, fogo! Socorro, socorro, socorro! Fogo na casa de Deus, fogo nas almas, fogo até no san[1]tuário! Socorro, que assassinam nosso irmão; socorro, que degolam nossos filhos; socorro, que apunhalam nosso bom pai! 29. “Quem for do Senhor, junte-se a mim!”: que venham todos os bons sacer[1]dotes espalhados pelo mundo cristão, quer os que estejam atualmente no combate, quer os que se tenham retirado da confusão da batalha para os desertos e ermos; que venham estes bons sacerdotes e se unam a nós – a união faz a força – Vis uníta fit fór[1]tior, a fim de formarmos, sob o estandarte da Cruz, um exército em boa ordem de batalha e bem disciplinado para de concer[1]to atacar os inimigos de Deus que já tocar[1]am a rebate: Bramiram, rangeram os dentes, agitaram-se, multiplicaram-se. “Rompamos os liames com que nos ataram e lancemos longe de nós o seu jugo. Aquele que habita no Céu zombará deles”. 30. “Levante-se Deus, e sejam dispersa[1]dos os seus inimigos”! “Acordai, Senhor, por que pareceis dormir? Despertai”! Erguei-Vos, Senhor! Por que pareceis dormir? Erguei-Vos em vossa onipotência, em vossa misericórdia e em vossa justiça para formar uma companhia seleta de guardas que velem a vossa casa, defendam a vossa glória e salvem as vossas almas, a fim de que haja um só rebanho e um só pastor, e que todos Vos rendam glória em vosso templo!. Amém. Deus só!