Questões conferidas pelo professor

                MBA - Administração de Negócios - Turma III

ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING

QUESTÕES PARA A PROVA

 

CAPÍTULO II

Criação da Satisfação do Consumidor Através da Qualidade, Serviço e Valor

 

Questão no. 01, página 68

Peter Drucker observou que a primeira tarefa de uma empresa é “criar consumidores”. Lee Iacocca enfatizou a mesma idéia quando afirmou que “a única segurança de emprego que alguém possui nesta empresa (a Chrysler) decorre da qualidade, produtividade e de consumidores satisfeitos”. Quais alguns dos fatores ambientais que têm contribuído para a crescente importância de satisfazer o consumidor? Nomeie algumas empresas que têm tornado a “satisfação do consumidor” uma de suas principais metas.

 

Resposta

4    Entrada de novos concorrentes no mercado;

4    Ameaça com produtos substitutos;

4    Poder de negociação de fornecedores;

4    Poder de negociação de clientes;

4    Rivalidade entre os concorrentes;

4    Forma de executar as atividades de  projeto, produção, marketing, distribuição vendas e assistência técnica;

Empresas que têm como principal meta a satisfação do consumidor: RUBBERMAID, HONDA, DELL COMPUTER, 3M, ITAÚ E GRUPO PÃO DE AÇÚCAR.

Obs.: OK

 

Questão no. 05, página 69

A Unisys Corporation emprega consultores empresariais experientes para ajudar seus clientes na avaliação do fluxo de informações entre as organizações e seus consumidores, na identificação de barreiras à comunicação e no desenvolvimento de soluções tecnológicas. Esta empresa criou a palavra “customização” que significa “tornar a empresa mais responsiva a seus consumidores e melhor preparada para atrair outros novos”. Prepare um breve questionário que pudesse ser usado pelos consultores para determinar se uma empresa é ou não customizada”.

 

Resposta

          1- Sua empresa conhece as necessidades e preferências de cada um de seus clientes e está disposta a conseguir um produto que não está a sua disposição, antecipando, portanto,  a sua necessidade?

Obs: penso que a pergunta poderia ser dividida em 2. A 1a seria a de   conhecer necessidades e preferências dos clientes. De cada um deles, entretanto, penso que talvez como um segundo estágio do conhecimento porque veja: como que eu conheço os meus clientes? Segmentando a base. O resultado disso é um conhecimento de grupos de clientes que puderam ser agrupados de acordo com necessidades e expectativas em comum. Pois bem, dentro desses grupos, existem aqueles que realmente merecem um tratamento mais individual. Para esses grupos, penso que vale a pena investir mais no conhecimento para atendê-los de forma personalizada.

Outra questão seria a se a empresa possui uma política que permite adquirir/conseguir um “produto que não está a sua disposição” para entregá-lo a seus clientes. Por exemplo, o Citibank, no mercado Pessoa Jurídica, segmento acima de US$ 80 milhões/ano “negocia” produtos com outras instituições financeiras, se ele não os tiver com a finalidade de entregar uma oferta completa a seus clientes. Mas veja: a maioria das empresas NÃO faz isso, o que é, a princípio, uma “miopia negocial”. Isso acontece porque ter uma política que permita tais “negociações” é um dos últimos estágios para tornar a empresa voltada para o mercado (“market driven”).

Entretanto, não penso que “adquirir produtos que não estão à disposição” seja a principal medida para “antecipar-se às necessidades do cliente”, portanto, não precisaria constar da pergunta. Outras alternativas para “antecipar-se às necessidades dos clientes” se faz via monitoramento contínuo das práticas da concorrência (após, obviamente, a empresa ter conhecido com maior profundidade seus clientes via segmentação).

           2- Os serviços de atendimento ao consumidor, como  por exemplo os call–centers,  é uma realidade em sua empresa?

Obs.: penso que outras formas poderiam ser inseridas, do tipo, ombudsman,    consultas via internet, etc.

           3- Se a sua empresa tem clientes fiéis  como essa fidelidade é garantida?

           4- Sua empresa se preocupa em atender bem um cliente por telefone, sempre tem respostas

para suas perguntas e seus funcionários estão preparados para não cometer deslizes em    suas abordagens?

   Obs.: segue a mesma linha de argumentação da primeira pergunta proposta:           é preciso diferenciar cada cliente? SIM. Para oferecer uma variedade de serviços que atendam suas necessidades específicas? MAIS OU MENOS. Devemos lembrar que há clientes que dão prejuízo. Eles devem ser trabalhados, claro, só que não num primeiro momento.

           5- Sua empresa tem consciência de que é preciso diferenciar cada cliente, oferecendo uma variedade de serviços que atendam suas necessidades específicas?

           6- Se um cliente deseja colocar um produto novo no mercado sua  empresa atende o pedido no prazo exigido  mantendo os mesmos padrões de qualidade e fluxo produtivo?

           7- Sua empresa oferece aos seus funcionários computadores e acesso à Internet para troca de informações com seus clientes e atendimento através da rede?

           8- Antes de lançar um produto sua empresa ouve seus clientes, solicitando, na oportunidade, nome de amigos para possíveis contatos?

           9- No ambiente de sua empresa o cliente se sente a vontade ao ponto de se integrar ao mesmo como se ali fosse um refúgio?

       10- Como sua empresa está tornando seu relacionamento mais próximo com o seu cliente? Os funcionários e todas as áreas da empresa estão integradas neste relacionamento? Vejamos um exemplo  para melhor fundamentar sua resposta.    

“O dono de um hotel queria porque queria um sistema capaz de identificar os clientes que estavam se hospedando pela segunda ou terceira vez, para que eles recebessem um alô especial logo ao chegar. Chamou um especialista em computadores, que de fato desenvolveu um programa fabuloso, mas que custaria uma fortuna e demoraria um ano para ser  implantado. Uma recepcionista e um carregador ouviram a conversa e se ofereceram para resolver o problema de outra forma. E resolveram mesmo, brilhantemente. Funciona assim: quando o cliente chega, o carregador, ainda na calçada, lhe pergunta distraidamente se é a primeira vez que está vindo ao hotel. Depois, quando deixa as malas na recepção, ele coça a orelha e a recepcionista  já sabe... Bem vindo! É bom  tê-lo novamente conosco.”

Obs.: bom exemplo, mas tem que arrumar um jeito de catalogar/armazenar essas “informações”.

 

CAPÍTULO III

A Conquista de Mercados  Através do Planejamento Estratégico Orientado para o Mercado

 

Questão no. 02, página 106

Você acabou de ser contratado pela Minnetonka - pequena empresa de Minnesota especializada na fabricação de sabonetes e outros produtos. Trata-se de um trabalho novo para você, que deseja demonstrar a sua chefe o treinamento formal que recebeu sobre planejamento. Você ouviu boatos de que ela considera o planejamento formal ineficiente e ineficaz para as pequenas empresas. Acredita que o planejamento informal funciona melhor para um empresa do tamanho da Minnetonka. Você está determinado a mudar essa atitude. Redija um memorando explicando como o planejamento formal pode também ser usado nas pequenas empresas.

 

Resposta

MEMO No. 001/2000                                                        Brasília, 24 de agosto de 2000

 

DE: Seção de Compras

PARA: Departamento de Compras

 

ASSUNTO:   importância do  planejamento formal nas pequenas  empresas

 

Senhora Chefe,

 

Estamos vivendo um momento onde as mudanças rápidas,  na maneira de fazer negócios,  está tornando a competitividade por demais acirrada o que torna necessário conhecermos, sentirmos e acompanharmos estas mudanças. Adotando práticas de negócios para acompanhar estas mudanças, conseguiremos obter  margem de vantagem contínua sobre o concorrente.

Assim, poderemos traduzir  a importância de implementarmos o planejamento formal, baseado nesta vantagem competitiva* (vantagem competitiva é algo que a empresa possua e que a distinga dos concorrentes de forma positiva) e a  necessidade de definirmos o nosso negócio adotando  uma visão estratégica** (precisa explicar o que seria a importância de definir o negócio),,  procurando um alinhamento com a missão da empresa, adaptando-nos a tendência de globalização, dominando a tecnologia de informação e compreendo as mudanças como fator  de oportunidade.

Com uma visão estratégica poderemos detectar os sinais de mudança identificando as oportunidades e criando condições para ações proativas. Exigiremos o envolvimento de todos, no cumprimento do  principal objetivo da empresa, que é a razão de sua existência, ou seja, estaremos definindo a sua missão*** (não é bem “estar definindo a missão”. Com o envolvimento de todos no cumprimento do principal objetivo da empresa, você estaria CUMPRINDO a missão), que deve ser divulgada e compartilhada por todos.

Precisaremos nos adaptar à tendência de globalização  é preciso que nos tornemos globais tendo o mercado mundial como cenário básico para o nosso desempenho. A abertura da economia, as mudanças nas telecomunicações, o aumento do fluxo de viagens internacionais é um sinal de que estamos em constante intercâmbio fazendo com que surja a figura do “cidadão mundial” já integrado na nova sociedade global. .**** (o enunciado da questão sugere que a Minnetonka é uma pequena empresa. Seria possível “tornar-se global... fazendo com que surja a figura do cidadão mundial”?)

Como um dos fatores decisivos na competitividade (???)  é o domínio da tecnologia da informação, que está alavancando os  negócios, precisaremos  dominar esta tecnologia e gerar  mais competitividade a partir  do momento que passarmos a dominá-la.

Novas atuações técnicas no marketing e propaganda,  irão contribuir de forma decisiva para a transformação de preferências e hábitos dos clientes. E se agirmos em torno dessas mudanças estaremos convertendo isto em oportunidades para a nossa empresa.

Para que possamos implementar o que acima foi explicado é necessário a adoção de uma metodologia para  formular o planejamento estratégico orientado para o mercado nas seguintes etapas: Negócio, Visão, Missão, Análise Ambiental, Objetivos e Metas, Políticas, Estratégias e finalmente o Plano de Ação.

      

Atenciosamente,

Obs.: como uma tentativa de “vender o peixe”, acho que a carta alternou bons e maus momentos. O que eu achei que poderia ser melhorado seria tirar um pouco o tom de uma “aula teórica”, tentando explicar a importância de se ter um planejamento formal.

Como é uma questão teórica, penso que um exercício de “imaginação” seja permitido. Nesse sentido, que tal exemplificar contando a atuação de uma empresa concorrente em potencial que tenha feito o planejamento e que benefícios ela teria colhido com isso? Você pode, em tese, utilizar-se de uma reportagem publicada em revista especializada contando a “reviravolta” que uma estratégia planejada teve, etc.

 

Questão no. 03, página 106

            Por vários anos, uma faculdade municipal tem oferecido um programa de educação de adultos denominado Communiversiyt, com pouco sucesso. Em função da diminuição da arrecadação de impostos pela prefeitura local, os conselheiros decidiram que o programa seria encerrado se não houvesse substancial aumento de matrículas no curso noturno. Desenvolva uma declaração de missão  para o programa Communiversity e estabeleça 10 objetivos visando o aumento das matrículas.

 

Resposta

O Communiversity é um programa de educação gratuito com o propósito de atender à comunidade adulta em sua necessidade de instrução visando a melhoria na qualidade de vida da população.

Objetivos visando o aumento de matrículas:

·        Compartilhar a missão com todas as pessoas envolvidas no programa, proporcionando assim um senso único de direção, oportunidade e propósito. Condiciona a finalidade trazendo melhorias.* Penso que precisa explicitar um pouco mais o que seria “proporcionando assim... trazendo melhorias”. Para eu que li, ficou um pouco confuso.

·        Fazer uma adaptação no programa removendo partes que estejam prejudicando seu desempenho. (técnica de dowsizing).

·        Perceber as deficiências nos cursos e programas de marketing dos concorrentes, utilizando-se disso para atrair os matriculados do mesmo. (penetração de mercados) Isso depende de recursos, tanto para investigar o que fazem os concorrentes quando para promover diferenças com a finalidade de atrair novos candidatos. A questão sugere que houve uma diminuição sensível de recolhimento de impostos, o que evidencia que não haja recursos em quantidade suficiente.

·        Convencer  a população, alunos em potencial, da importância da educação para a melhoria na qualidade de vida, por meio de propagandas direcionadas, bem elaboradas.

(penetração e desenvolvimento de mercados)

·        Introduzir novos cursos noturnos, diferenciando/diversificando os serviços após ter executado um plano de pesquisa que indique as necessidades da população (alunos em potencial) *Segue-se a mesma última observação.

·        Criar alianças com empresas, ministrando cursos que tragam benefícios para os seus funcionários, melhorando a qualidade do serviço executado. Assim as próprias empresas fariam a propaganda estimulando o seu funcionário a estudar pós expediente.

 

Questão no. 06, página 106

            Durante anos, a empresa de ônibus Greyhound enfrentou acirrada concorrência dos automóveis particulares e das campanhas de descontos promovidas pelas linhas aéreas. Em 1969, o setor de transporte por ônibus dominava 30% das viagens interestaduais, mas em 1994 sua participação caiu para 6%. Faça uma análise forças/fraquezas e oportunidades/ameaças para o setor e recomendações baseadas em sua análise para a empresa de ônibus Greyhound.

 

Resposta

Um dos principais desafios enfrentados pelas empresas atuais é construir e manter negócios viáveis em um mercado rapidamente mutante. A empresa de ônibus sofre uma séria concorrência de outros meios de transporte, diminuindo sua fatia de mercado. Os consumidores estão migrando para o transporte aéreo (função tempo – maiores distâncias cobertas em menor tempo) e automóveis particulares ( função comodidade, prazer – menores distâncias). Aliado a isso estão as políticas de descontos que os provedores de outros sistemas de transportes estão utilizando. As concessionárias facilitaram de tal modo as compras de carros que uma grande parcela da população que utilizava ônibus passou a utilizar seu próprio meio de transporte. As empresas aéreas também aderiram às políticas de descontos abaixando as passagens chegando muitas vezes a atingir um percentual de diferença mínimo entre passagens aéreas e rodoviárias, fazendo com que as pessoas migrassem para o transporte aéreo em função do tempo gasto nas viagens.

Por outro lado, a empresa de ônibus ainda conta com algumas oportunidades que devem ser bem trabalhadas. Ex: As aéreas cobertas por aeroportos são mínimas, ao contrário das linhas rodoviárias; o preço das passagens aéreas ainda não está acessível a grande maioria da população, que também não tem condições de adquirir veículo próprio.

Sendo o aumento de participação no mercado o primeiro objetivo da empresa de ônibus,  recomendaria o seguinte:

·        Fazer uma forte pesquisa de marketing para detectar as necessidades dos consumidores, hábitos, necessidade de transporte etc.* (Em tese, em sua argumentação inicial, você já teria elencado os fatores-chave que estariam minando a indústria de transportes rodoviário via ônibus, tais como, a questão “tempo, comodidade, prazer” (do lado do consumidor) e a entrada de novos entrantes (do lado competitivo). Diante disso, no meu entendimento, você não teria um arsenal de novas possibilidades para descobrir detalhando ainda mais “necessidades dos consumidores, hábitos, etc.”, o que me sugere indicar a não realização da pesquisa. Em especial, se você considerar que uma empresa que perde o market share que ela perdeu não deve dispor de grandes somas de capital.

·        Fazer um trabalho de controle interno identificando aéreas onde houve diminuição de serviços;

·        Colher dados de inteligência de marketing reunindo informações úteis e significativas sobre os concorrentes, consumidores e ambiente.

·        Estabelecer parcerias com outras empresas rodoviárias com o intuito de oferecer um número maior de rotas, mais vantajoso do que se trabalhasse  isolado.

·        Estabelecer também parceiras com empresas aéreas completando percursos que não são atendidos pelas mesmas por falta de aeroportos .

·        Com o intuito de conter a perda de participação no mercado, a empresa deve obter liderança em custos ( para poder oferecer serviço a preço competitivo) ou liderança em diferenciação, conforme a avaliação de suas forças e fraquezas.

 

Questão no. 07, página 106

            Joel Smith, gerente do produto ketchup da Heinz, preparou o plano de marketing mostrado na página seguinte. Critique o Plano. Que melhorias você pode sugerir.

            1 – Previsão total do mercado...................................................................25.000.000 caixas

                  Mercado total este ano (23.600.000 caixas) x taxa recente de crescimento (6%)

            2 – Previsão de participação de mercado..................................................28%  (7 milhões)

            3 – Previsão do volume de venda (1 x2)...................................................7.000 caixas

            4 – Preço para o distribuidor.....................................................................$ 4,45 por caixa

            5 – Faturamento total estimado (3 x 4)......................................................$ 31.150.000

            6 – Custos variáveis estimados..................................................................$ 2,75 por caixa

                  Tomates e temperos (0,50) + distribuição física ($0,15) ($ 19.250.000)

 

            7 – Margem de contribuição estimada para cobrir os custos fixos, despesas

                  de marketing e obter lucro [3 x (4 – 6)]...............................................$ 11.900.000

            8 – Custos fixos estimados.........................................................................$   7.000.000

                   ($1 x 7 milhões de caixas)

            9 – Margem de contribuição estimada para cobrir as despesas de marketing e

      obter lucro (7 – 8).................................................................................$ 4.900.000

10 – Lucro-alvo estimado...........................................................................$ 1.900.000

11 – Quantia disponível para as despesas de marketing (9 – 10)...............$ 3.000.000

12 – Alocação do orçamento de marketing:

        Propaganda..........................................................................................$ 2.000.000

        Promoção de vendas............................................................................$    900.000

        Pesquisa de mercado............................................................................$    300.000

 

Resposta

O plano em questão carece de alguns requisitos fundamentais à sua eficácia. Vejamos alguns:

 

·        SUMÁRIO:  poucas páginas contendo as principais metas e recomendações. O sumário permite ainda que se examine rapidamente os tópicos mais importantes do plano, acompanhado do índice de assuntos.    

·          Não foi contemplando também a situação atual de Marketing que nos     proporcionaria importante visão de dados históricos sobre mercado,  produto, concorrência, canais de distribuição, macro ambiente etc.

·        Não foram analisadas as oportunidades, ameaças forças, fraquezas e outros assuntos  importantes que afetam a linha de produtos

·          Faltaram ainda os objetivos que norteiem as ações a serem adotadas, principalmente em relação aos aspectos financeiros e de marketing.

·        Por fim, destacamos a ausência de estratégia de Marketing com a qual se planeja atingir o crescimento esperando: mercado alvo, posicionamento, linha de produto, informações a respeito de propaganda, publicidade, percentuais de crescimento factível , qual o foco utilizado (se venda, produto, cliente, etc.)

Diante do exposto, concluímos que  o plano em questão foi construído sem a observância  dos elementos descritos acima, de forma a conferir ao mesmo uma mínima base técnica capaz de explicar as projeções simuladas.

 

CAPÍTULO IV

Administração das Informações de Marketing e Mensuração da Demanda do Mercado

 

Questão no. 03, página 140

            Você é diretor de marketing de uma fábrica de produtos alimentícios enlatados. Seu chefe deseja saber como muitas lojas vendem molho picante. Uma vez que a venda é feita por intermédio de atacadistas de alimentos, você não sabe a resposta, embora tenha dois dias para isso. Como você vai resolver o problema?

 

Resposta

            Neste caso específico, a melhor solução seria buscar uma das duas alternativas:

a-      Obter através de seus distribuidores informações repassadas por aqueles que colocam o produto nas prateleiras das lojas e são profundos conhecedores por estarem em contato direto com os pontos de venda: ou seja os vendedores.

b-      Comprar de empresas de informações que reunam dados de lojas e de painéis de consumidores.

 

Questão no. 06, página 140

            Avalie as seguintes perguntas encontradas em um levantamento de consumidores. A forma de redação das perguntas possibilitará a obtenção das informações desejadas? Provavelmente, como os consumidores responderão a cada uma das perguntas?

a)      Qual a marca favorita de bola de golfe de seu marido?

b)      Que tipo de programa de TV você assistiu na última segunda-feira?

c)      Quantas vezes você comeu pizza no ano passado?

d)      Qual a renda total que você declarou ao imposto de renda no ano passado?

e)      Quais os produtos alimentícios e não-alimentícios que você compra, normalmente, todo mês no supermercado?

 

Resposta

            Não. Notamos um profundo descuido ao incluir questões que não podem ser respondidas muito facilmente e outras  extremamente abertas, que podem exaurir a paciência do entrevistado.

a)      Não tenho a mínima idéia.

b)      Vários programas.

c)      Não imagino.

d)      Aproximadamente. Levando em consideração o salário atual multiplicado por 12.

e)      Não reparei.

 

Questão no. 10, página 141

            Sugira maneiras criativas de pesquisa para ajudar as empresas abaixo:

a)      Uma empresa de bebidas alcoólicas precisa estimar o consumo em uma cidade onde as bebidas são proibidas?

 

Resposta

·        Buscar a data que foi implementada a medida.

·        Identificar estabelecimentos que comercializavam antes da proibição.

·        Nos estabelecimentos identificados, procurar saber qual o perfil do público consumidor na época.

·        Providenciar uma pesquisa de levantamento dentro do perfil encontrado.

Obs.: as 3 primeiras recomendações lhe darão uma série histórica que deveria ser cruzada com variáveis demográficas tais como, crescimento populacional, população segmentada por faixas etárias, bem como o aumento (ou decréscimo) do número de estabelecimentos comerciais existentes.

Providenciar uma pesquisa de levantamento, como proposto, teria 2 problemas: o primeiro é que muito provavelmente o perfil encontrado com base apenas nas 3 recomendações não refleteria o perfil de consumidores e potenciais no presente; segundo, porque não está dito como você faria essa pesquisa sobre um assunto que é proibido na cidade. A probabilidade de ocorrerem erros de resposta (pelo receio de responder a questões vinculadas a algo proibido) seria muito alta.

 

b)      Uma distribuidora de revistas deseja saber quantas pessoas lêem determinada revista nos consultórios médicos?

 

Resposta

·        Levantar quantidade de consultórios médicos que atendam ao público alvo da revista.

·        Efetuar pesquisa junto aos consultórios se existe revistas disponibilizadas na recepção do consultório e de que forma.

·        Levantar a quantidade de clientes atendidos.

Obs.: eu levantaria a quantidade de consultórios médicos para os quais eu (distribuidora) envio a revista em questão seja por assinatura, seja por cortesia. Depois, faria uma consulta a cada um dos consultórios para estimar o número médio de pacientes/dia por consultório e da porcentagem deles estimada pelo consultório que lê a revista. Se houvesse uma variedade muito grande no número de pacientes/dia, calcularia o número utilizando-me da mediana, uma vez que é uma medida mais eficiente do que a média, em função de considerar os números extremos.

 

c)      Um fabricante de tônico capilar deseja saber, pelo menos, quatro maneiras de encontrar e entrevistar homens que usam seus produtos.

 

Resposta

·        Identificar seu mercado disponível disponível

       (o que vem a ser  mercado “disponível”? Precisa elucidar.)

·        Localizar mercado-alvo de maior concentração

·        Identificar dentro dos ponto de distribuição o mercado de penetração

Obs.: que tal fazer uma promoção junto aos canais de distribuição durante um período “x” de tempo solicitando o preenchimento de um questionário para obterem mesmo desconto no preço na boca do caixa do supermercado ou concorrerem a um prêmio (como carro, cupons de compra no supermercado durante 6 meses, etc).

 

CAPÍTULO V

Análise do Ambiente de Marketing

 

Questão no. 02, página 160

            A definição do negócio (veja no capítulo 3) pode também exercer papel importante na análise ambiental. Uma definição de negócio que seja muito restrita pode impedir que a empresa entenda como a mudança tecnológica pode afetar sua habilidade para responder às alterações ambientais. O setor ferroviário encontrou este problema, ao recusar mudar sua definição de negócio à medida que os Estados Unidos crescia, os automóveis ocupavam as estradas e as rodovias interestaduais eram construídas. Com a definição de negócio restrita impediu que o setor ferroviário respondesse às mudanças no ambiente tecnológico?

 

Resposta

            Sabemos que em um ambiente tecnológico, as novas tecnologias que proporcionam valor superior na satisfação de necessidades, estimulam os investimentos e a atividade econômica. No caso do setor ferroviário o que podemos notar é que existiu uma grande gama de investimentos que não agregavam valores maiores que os existentes na indústria automobilística, portanto, podemos dizer que a falha de não ver as mudanças como oportunidades, fizeram as ferrovias ignorar ou resistir a elas até quando já foi muito tarde. Suas estratégias, estruturas, sistemas e cultura organizacional cresceram obsoletas e desordenadas.

Obs.: Veja: as mudanças no ambiente tecnológico a que se refere a pergunta capacitaram outras indústrias a competirem no negócio das ferrovias e a roubarem fatias do mercado delas. A definição de negócio das ferrovias não alargou seu escopo de atuação, limitando-as a um tipo apenas de entrega, sem perceber a necessidade de diversificar seus serviços agregando a eles valor contínuo, como, por exemplo, segmentar partes do trem em classes com direito ao uso de televisão, internet, comida diferenciada, etc. O ponto aqui, na minha visão, foi que o foco do negócio estava centrado no PRODUTO, ou seja, no transporte, e não no cliente, que estava sendo assediado por novas possibilidades encontradas em indústrias concorrentes.

Está certo dizer “que falharam em não ver as mudanças como oportunidades” mas isso ocorreu devido justamente a estreiteza de visão do negócio das ferrovias.

 

Questão no. 03, página 160

            Todos os países possuem seus próprios conjuntos de valores e crenças centrais. Por exemplo, se você tivesse nascido e crescido nos Estados Unidos, teria assumido vários valores e crenças centrais próprios dos norte-americanos. Identifique 10 desses valores e crenças centrais e recorte anúncios de revistas que apelem para pelo menos três deles. Explique como os anúncios enfocam os valores centrais em suas mensagens.

 

Resposta

Em nossa cultura conseguimos perceber diversos valores e crenças centrais, dentre eles podemos citar:

·          A paixão pelo Futebol - O futebol é paixão nacional, tanto crianças, quanto jovens, adultos, idosos, todos são apaixonados pelo futebol.

·          O Brasileiro é apaixonado por carro - Principalmente entre os homens percebemos nas coleções de carrinhos quando crianças, nas coleções de revistas especializadas, no zelo que se tem com os carros em geral.

·          Civismo/patriotismo - O brasileiro sente orgulho de representar e ver a pátria representada, sem orgulho pelas suas riquezas, pelas cores de sua bandeira.

·          Religiosidade - São muito presentes na cultura brasileira os dogmas da igreja católica, o culto aos Santos, à Virgem, o uso de imagens.

·        Tropicalismo - O país é tropical, as pessoas apreciam o sol, o mar, os rios.

·          Culto ao corpo - Preocupação forte com a forma física.

·          As novelas nacionais - A novela faz parte da vida do brasileiro, que se diverte e se emociona com a vida na telinha.

·          As superstições - Fita do Bonfim, Figa, quebrante dos bebês, arruda, trevo, etc. O brasileiro é supersticioso.

·          Valorização do novo - Pouco respeito ao idoso. País com população jovem.

·          Sensualidade do Brasileiro - O brasileiro é sensual, vibrante, etc.
Vamos citar 03 anúncios que enfocam essas crenças e valores.

·          Banco do Brasil - "O Banco do Brasil, o maior banco do Brasil, é o Banco do Brasil". Anúncio que nos remete ao patriotismo.

·          Pepsi - Denilson e Guga disputando um partida de tênis. A Pepsi utiliza o futebol pois acessará a todos.

·          Ipiranga - Comercial que utiliza uma ambulância, no qual o motorista se recusa a levar o doente, para evitar sujar a ambulância. Apela ao amor que o brasileiro tem por carros.

Questão no. 04, página 160

            Uma mudança no ambiente demográfico é a crescente proporção de adultos mais velhos na população, que compreende muitos mercados para certos produtos. Discuta como essa tendência demográfica pode afetar as características de produtos e/ou arranjos de distribuição do seguinte:

a)      suco de laranja preparado em um minuto

b)      empresas de mala direta

c)      previdência social

 

Resposta

A primeira força macroambiental que os profissionais de marketing monitoram é a população, porque as pessoas representam o mercado e o mercado de idosos é de 40 milhões de pessoas.

Com as novas tendências de mercado como o exemplo citado, de adultos mais velhos, na população o suco de laranja preparado em 1 minuto perde mercado pelo simples  fato que os mais velhos saem menos de casa, consumindo mais  produtos que tenham qualidade e facilidade  de preparo,  armazenamento e que sejam menos perecíveis, já as empresas que trabalham com  mala direta tendem a crescer no mercado, terão nos 40 milhões de consumidores que provavelmente poucos serão internautas  um grande nicho de mercado para vender divulgar, anunciar etc.  A previdência social também tende a  cresce, tanto a do Estado quanto as particulares, com a expectativa de vida mais longa os cidadãos  e o Estado deve investir para que os cidadãos  na terceira idade tenham boa saúde  e  qualidade de vida.     

 Obs.: veja: um suco de laranja preparado em um minuto possui como primeiro público-alvo as pessoas que pretendem tomá-lo sem perder muito tempo com o preparo. Geralmente estão nas ruas, a trabalho, etc.

Entretanto, nada impede que você se utilize dessa “capacidade produtiva” e a aperfeiçoe para entregar encomendas via sistema de entrega em casa e/ou trabalho. Há muitos idosos ainda trabalhando e outros que apreciam a comodidade de, inclusive, não preparar alimentos em casa (comprá-los todos prontos ou semi-prontos).

 

 

CAPÍTULO VI

Análise dos mercados Consumidores e Comportamento do Comprador

 

Questão no. 05, página 187

            Você é o gerente de marca do líquido de proteção bucal Dissolve, introduzido recentemente no mercado. O produto é dirigido  para o segmento e  pessoas com mau hálito extremo e é especialmente eficaz para as pessoas que necessitam remover o hálito de alho. Seu chefe não está satisfeito com a penetração de mercado atual. Pediu-lhe para estudar a possibilidade de preparar um cupom de oferta. Baseado em seu conhecimento sobre a modificação de comportamento apresentado neste capítulo, desenvolva um programa de distribuição de amostra grátis e cupons de oferta para aumentar as vendas. Qual deve ser o tamanho das amostras grátis? Onde os cupons devem ser colocados – em jornais, acompanhando as amostras, com o produto ou combinação de todos? Como o valor do cupom deve variar conforme o local que for encontrado?

 

Resposta

Para sugerir o  programa de distribuição de amostra grátis e cupons de oferta para o aumento das vendas do produto Dissolve proteção bucal foi necessário  o estudo de mercado pesquisando quem  são os ocupantes deste mercado, quais são seus objetivos, como é sua operação de compra e em que ocasião compra e quais os principais pontos de vendas de nosso produto bucal.

Em seguida analisamos então os quatro  comportamentos que influenciam o consumidor na hora da compra, o comportamento cultural, o social,  o pessoal e o psicológico. Realizadas as pesquisas e analises sugerimos:

As amostras grátis devem ter 1/3 do tamanho do produto original.

As amostras serão colocadas na mesma embalagem junto com o produto original.(compre 1 leve outro de graça).

A distribuição será feita nos pontos de vendas já existentes, mercados, farmácias etc.

Os cupons de ofertas serão colocados em revistas, jornais, nos mercados e farmácias divulgando o produto e a oferta.

 

Questão no. 06, página 187

            Descreva vários tipos de restaurantes que as pessoas tendem a freqüentar durante os diferentes estágios do ciclo de vida da família. Que estratégias e táticas de marketing devem os proprietários/gerentes de cada um desses estabelecimentos empregar para atrair seus mercados selecionados?

 

Resposta

ESTAGIO DO CICLO DE VIDA DA FAMÍLIA

PADRÃO COMPORTAMENTAL

TIPO DE RESTAURANTE

O QUE PROCURAM

ESTRATÉGIAS/

TÁTICAS

Solteiros

Poucos compromissos financeiros. Gostam de moda e diversão

Fast food

Restaurante sem muitas formalidades; comida de preparo rápido; decoração informal; preço baixo.

Criação de um ambiente informal com decoração de acordo com o gosto de jovem urbano que pode ser à moda rock, country; pagode etc. buscando identificação com o publico jovem que gosta de novidades. Eventos diversos tais como: shows, desfiles de moda, festas com tema etc.

Recém-casados: jovens, sem filhos

Situação atual melhor do que em futuro próximo

(???)

 A la carte

Formalidade leve, estão começando a freqüentar ambientes mais sofisticados; preço moderado; pratos diversos com nome estrangeiros que indiquem ganho de status para quem os come; qualidade no atendimento e nos produtos;

Criação de um ambiente mais tranqüilo voltado para casais “adormecidos” pelo inicio da vida a dois e um ambiente mais amplo para conversar em grupo, pois nesta fase os recém-casados, ainda sem filhos, saem mais para conversar com amigos. Decoração moderna. Um bar para happy hour.

 

Nicho cheio I  filhos com menos de seis anos de idade

 Despesas domésticas no pico, pouco patrimônio, insatisfeitos com situação financeira;

Churrascaria

Preço baixo, prato tradicional sem muitas novidades, ambiente sem muita sofisticação, atendimento agradável mas sem muitas exigências;

Criação de um ambiente normal de churrascaria com mesas grandes para muitas pessoas, os avos, tios, primos costumam ir juntos para o almoço de Domingo. Televisores ligados em programas populares e de esporte; local para crianças brincarem.

Nicho cheio II

casais com filhos acima de seis anos de idade

Melhor situação financeira. Algumas mulheres trabalham fora. Pouco influenciados por propagandas;

(normalmente, os pais são atingidos/influenciados ã compra via anúncios que apelam sentimento de paternidade/maternidade. Vide campanha Parmalat “Porque somos mamíferos”)

Fino sem exageros

Preço médio, pratos diversos, ainda não são acostumados a formalidades, portanto buscam um ambiente em que possam ser vistos mas que não precisem demonstrar profundos conhecimentos no manuseio dos talheres

Criação de um ambiente mais voltado para o fino, mas sem muito exagero. Mesas preparadas para mais de 3 pessoas, ambiente com música ao fundo, garçons com algum conhecimento de vinhos e pratos para pode indicar algo aos clientes.

Nicho cheio III

 casais maduros com filhos ainda dependentes

Situação financeira ainda melhor. Maior número de esposas trabalham fora. Alguns filhos conseguem emprego. Difíceis de ser influenciados por propaganda;

Fino com exageros

Serviço de qualidade superior que indique que eles estão pagando por status, pratos sofisticados com nomes estrangeiros, excelente carta de vinhos; atendimento diferenciado e personalizado; possibilidade de se pagar com cartão de credito.

possibilidade de se pagar com cartão de credito. (essa possibilidade ocorre também para os demais públicos)

Criação de um ambiente luxuoso com peças de decoração indicando bom gosto, atenção aos detalhes, principalmente quanto as mesas, cadeiras, talheres e toalhas. Garçons educados e com excelente conhecimento daquilo que está sendo oferecido no cardápio. Maitre que converse com os clientes e mostre satisfação em vê-los na casa. Piano ao fundo com som baixo para não incomodar. Manobrista, chapeleira etc. Banheiros impecáveis. Criação de um sistema de reservas de mesas por telefone. Poucas mesas no ambiente para selecionar as pessoas que querem freqüentar o restaurante. Trabalhar com o sistema preço alto/qualidade. Preocupação excessiva com os detalhes. Nada pode ser feito de qualquer forma.

Nicho vazio I  casais maduros com filhos vivendo fora de casa, chefe de família trabalhando

Aquisição de residência no pico. Mais satisfeitos com a situação financeira, Interesse por viagens. Recreação e auto recreação;

Fino com música ao vivo

Diversão. Relembrar o passado.

Criação de um ambiente romântico para os casais relembrarem dos velhos tempos. Musicas dos anos 60, com noites especiais para cada ritmo. Decoração entre o simples e o sofisticado. Garçons de meia idade para facilitar o atendimento. Mesas para casais que queiram privacidade e, também, mesas grandes para encontros de amigos. Qualidade do serviço será percebida pelos clientes.

Nicho II  casais maduros com filhos vivendo fora de casa, chefe de família aposentado

Redução drástica da renda familiar. Passam mais tempo em casa.

Self service

Refeição com bom preço. Proximidade de sua residência. Sem luxos.

Criação de um ambiente sem muita sofisticação, pois os clientes não tem renda elevada. Um ambiente de luxo afastaria os clientes já que eles procuram apenas uma refeição barata. Mesas arrumadas, cadeiras simples. Uma  sobremesa grátis seria uma boa opção.

Sobrevivente

Renda pessoal ainda razoável.

Tradicional

Refeição com preço razoável. Também deseja um local próximo a sua casa. Não exige muita sofisticação, mas não aceita qualquer coisa.

Criação de um ambiente tranqüilo com decoração simples, garços vestidos de maneira tradicional com uniforme. Mesas e cadeiras sem muito luxo. Música ambiente.  Uma sobremesa grátis como opção, de preferência com pelo menos 3 variedades de frutas e doces.

Sobrevivente solitário, aposentado

Necessita de cuidados médicos. Redução drástica da renda pessoal

Self service

Refeição com preço bem popular. Proximidade de sua casa é condição básica, visto que necessita de cuidados médicos.

Criação de um ambiente voltado para pessoas de baixa renda, que não tem tanta preocupação com a qualidade da comida, mas sim com a quantidade. Preocupação com a limpeza, pois isso é avaliado por pessoas de baixa renda.  Água e suco simples grátis são uma boa opção.

 

Questão no. 07, página 187

            Selecione o nome da marca de um produto de baixo envolvimento (por exemplo, sal Morton, Ketchup Hunt) que seja freqüentemente comprado pelos consumidores e suponha que sua empresa concorra diretamente com essa marca? Que ações contrárias você recomendaria à empresa original para persuadir seus consumidores a não mudar de marca?

 

Resposta

a)      Que ações você pode recomenda para convencer os consumidores a mudar para a sua marca?

·        estimular a variedade oferecendo preços menores, boas negociações com revendedores, cupons e descontos, amostras grátis e veiculando anúncios que apresentem razões para o consumidor tentar experimentar algo novo. apresentem razões para o consumidor tentar experimentar algo novo. (pense um pouco: produtos como sal e ketchup não possuem muitas possibilidades de variedade, afora a embalagem, mexer no logo... Oferecer preços menores para conservar clientes talvez sirva mais para conquistar clientes. O problema é a combinação “estimular a variedade” ( o que implica, na maioria dos casos, em aumento de custos) e “preços menores” (o que, a princípio, ameaça a rentabilidade, e o principal: pode desposicionar o produto para os clientes atuais. O cliente pensa: “bom o produto baixou de preço, deve ter piorado a qualidade”.

b)      Que ações contrarias você recomendaria à empresa original para persuadir seus consumidores a não mudar de marca?

·        estimular o comportamento da compra habitual dominando o espaço de prateleira, evitando a falta do produto e veiculando propaganda de lembrança continua.

 

Questão no. 09, página 187

            Sua amiga pretende comprar um carro novo. Ela prefere marcas estrangeiras e limitou sua escolha às marcas Volkswagen, Toyota e Volvo. Procura três coisas no carro: economia de combustível, qualidade e espaço interior. Valoriza a importância destes atributos em 0,5, 0,3 e 0,2, respectivamente. Em uma escala de 1 a 10 (10 sendo o máximo), a Volkswagen recebe 8, 8 e 2 nos três atributos; a Toyota, 3, 5 e 9; e a Volvo 5, 8 e 7. Qual a marca mais provável que ela comprará? Qual a menos provável? Como a empresa fabricante da marca classificada em último lugar pode influenciar os consumidores a escolher seu carro?

 

Resposta

                                                                                              ATRIBUTO

                         ____________________________________________________________________________                                                                                              

 

 

       MARCA                ECONOMIA DE COMBUSTÍVEL         QUALIDADE              ESPAÇO INTERIOR

 

  VOLKSWAGEN                             8                                                     8                                        2

 

   TOYOTA                                        3                                                     5                                         9

 

   VOLVO                                          5                                                     8                                         7

 

·        Para minha amiga os atributos recebem as seguintes notas:

Economia de combustível:             0,5

Qualidade:                                      0,3

Espaço interior :                              0,2

       

Os valores percebidos ficaram assim:

VOLKSWAGEN = 0,5 (8) + 0,3 (8)+ 0,2 (2) = 6,80

TOYOTA = 0,5 (3) + 0,3 (5) + 0,2 (9) = 4,80

VOLVO= 0,5 (5) + 0,3 (8) + 0,2 (7) = 6,30

A)    Qual a marca mais provável que ela comprará?

·        Ela deverá escolher a marca VOLKSWAGEN porque esta obteve o maior valor percebido.

B)     Qual a marca menos provável?

·        A marca menos provável é a TOYOTA, pois foi a que  obteve o menor valor percebido.

C)     Como a empresa classificada em último lugar pode influenciar os consumidores a escolher seu carro?

·        Modificar o carro – a TOYOTA deveria desenvolver um veículo que fosse econômico e tivesse qualidade como característica.

·          Alterar as crenças sobre a marca – A TOYOTA deveria procurar mudar as crenças dos consumidores sobre onde a marca esta situada em termos de atributos chaves. Porém, isto só funciona se os consumidores não dão o devido valor as qualidades da marca TOYOTA. Se a avaliação dos consumidores está correta, A TOYOTA deve aceitar. Isto chama-se Reposicionamento psicológico.

·          Chamar a atenção sobre atributos negligenciados –  a TOYOTA deveria chamar a atenção dos consumidores para o item espaço interno.

·          Substituir as idéias do comprador – a TOYOTA deveria tentar persuadir os consumidores a mudar seus níveis ideais em relação a economia de combustível. Deveria tentar convecê-las que espaço interno maior representa maior conforto, sendo portanto mais importante que ter um carro econômico.

Obs.: muito boa resposta.

CAPÍTULO IX

Identificação de Segmentos de Mercado e Seleção de Mercado-Alvo

 

Questão no. 04, página 249

            Sugira uma forma útil de segmentar os mercados dos seguintes produtos:

a)      Sabão em pó Omo

b)      Alimentos para animais

c)      Café em embalagem especial

d)      Pneus de automóveis

Resposta: ?????????

 

 

Questão no. 08, página 250

            Você trabalha para uma empresa de pesquisa de marketing especializada no desenvolvimento de segmentos de mercado novos e inovadores. A empresa Prudential Insurance procurou sua organização porque está interessada em desenvolver novas abordagens de segmentação para a área de seguros. Tradicionalmente, o seguro de vida tem sido uma decisão dominada pelo marido. Entretanto, a decisão de comprar  seguro de vida está tornando-se cada vez mais do casal. A Prudential deseja saber como sua divisão de seguro de vida pode usar estilos de vida para entender o comportamento do comprador na tomada de decisão envolvendo marido e mulher. Dê algumas categorias de estilos de vida que a Prudential pode visar como segurados potenciais.

 

Resposta

4                Estilos de vida:

a)      Homens casados com mulheres que não têm participação na renda familiar;

b)      Homens casados com mulheres que participam da renda familiar com atividades secundárias e/ou eventuais;

c)      Homens casados com mulheres que participam/contribuem com, aproximadamente, 50% da renda familiar;

d)      Homens casados com mulheres que contribuem com a maior parte da renda familiar;

e)      Homens casados com mulheres que detêm toda a renda familiar.

 

A Prudential Insurance deverá utilizar a segmentação psicográfica e focar as suas ações de marketing nas categorias C e D, tendo em vista o nível de conscientização, posição e esclarecimento dos casais que dividem, efetivamente, as despesas e decidem, em conjunto, o destino de suas reservas, investimentos, segurança, etc.

O produto a ser criado poderá contemplar a opção de cônjuge facultativo, ou seja, quando da aquisição pelo marido e, havendo sinistro com o cônjuge, este recebe a metade da importância segurada e vice-versa.

 

Questão no. 09, página 250

Para cada uma das seguintes categorias de produtos, escolha um produto específico. Nomeie: (1) a marca; (2) o tamanho; (3) o fabricante e (4) a estratégia de segmentação de mercado/posicionamento. Em cada caso, por que você acha que o fabricante decidiu visar esse segmento de mercado específico? Como cada estratégia de segmentação de produto torna-se óbvia a partir de sua embalagem ou promoção?

a.       Cereal para café da manhã

b.      Lenço umidificante para o rosto

c.       Sabão em barra

d.      Creme dental

e.       Ração para cães

f.        Sabão em pó para máquina de lavar

 

Resposta

1) Marca:   TANDY

2) Tamanho:   50 g

3) Fabricante:   Kolynos do Brasil

4) Estratégia de segmentação de mercado/posicionamento: público infantil

 

A Kolynos do Brasil possui outros tipos de creme dental direcionadas ao público adulto. A empresa optou por atuar no segmento infantil por entender que se tratava de um nicho de mercado ainda pouco explorado e com potencial para conquistar uma fatia significativa desse mercado. Conquistando o “gosto” das crianças, poderiam estar formando a opinião de um adulto que consumiria seu produto no futuro.

A Kolynos do Brasil criou um produto específico para o público infantil em quatro versões e embalagens diferentes, em cores fortes e apelativas e, para cada sabor,  vinculou a imagem de um animal sorridente.

1)      Sabor morango –   figurando como garoto propaganda um esquilo sorridente;

2)      Sabor uva –  figurando como garoto propaganda um ratinho sorridente;

3)      Sabor star gel – figurando como garoto propaganda um cãozinho sorridente;

4)      Sabor tutti-frutti –  figurando como garoto propaganda um coelhinho sorridente

Todos com o slogan: “baixa abrasividade”.

Fato este constatado nos “sentimentos” das crianças que preferem este produto em detrimento de outros considerados “fortes”, tais como: Colgate Jr e Aquafresh Kids.

Ressalte-se ainda, a promoção do produto, pois ao ser apresentado em embalagens de 50 g, a um preço de R$ 1,23, situa-se bem abaixo dos demais disponíveis somente em embalagens de 90 g, a um preço de R$ 2,30. O formato do produto facilita o manuseio por crianças, caracterizando-se como mais um valor agregado ao mesmo.

 

CAPÍTULO X

Diferenciação e Posicionamento da Oferta de Mercado

 

Questão no. 03, página 272

Defina os seguintes conceitos e descreva como eles se relacionam entre si:

a)      Imagem

b)      Posição

c)      Percepção do consumidor

d)      Característica do produto

e)      Vantagem competitiva

f)        Estratégia de posicionamento

 

Resposta

a)      Imagem  é a maneira que o público percebe a empresa ou seus produtos/serviços;

b)      Posição –  é a posição que determinado produto/serviço ocupa no mercado;

c)      Percepção do consumidor  é a maneira pela qual o consumidor vê e sente o produto produzido;

d)      Característica do produto  é a forma, a embalagem, a entrega, a instalação, a facilidade do pedido e os serviços de atendimento ao consumidor;

e)      Vantagem competitiva – é o diferencial do produto/serviço em relação ao mercado; (aos concorrentes);

f)       Estratégia de posicionamento -  é o ato de desenvolver a oferta e a imagem da empresa, de maneira que ocupem uma posição competitiva distinta e significativa na mente dos consumidores-alvo.

A empresa ao optar pela segmentação e decidir qual o mercado-alvo a ser atingido, deve aplicar a estratégia de posicionamento que levará em consideração a imagem, a posição, a percepção do consumidor, a característica do produto e a vantagem competitiva a ser incorporada na mente dos consumidores-alvo. É a externalização, a materialização e a implementação da estratégia de posicionamento, levando-se em consideração os conceitos acima.

 

Questão no. 04, página 272

              A seguir, estão descritos quatro exemplos de erros de posicionamento:
subposicionamento, superposicionamento, posicionamento confuso e posicionamento duvidoso. Que exemplo corresponde a cada erro de posicionamento? Dê outro exemplo de cada tipo de erro.
               a) Os compradores não acreditam nos anúncios da Ford, afirmando que seu modelo LTD é tão silencioso quanto um Rolls Royce. Eles não acreditam que Jackeline Smith usa roupas compradas nos varejos de massa Kmart.

              b) As pessoas não têm, realmente, uma idéia sobre quais os atributos da Royal Crown Cola.

              c) Os anúncios da soda Dr. Pepper mudaram tanto no decorrer dos anos que a empresa nunca estabeleceu uma imagem de seu refrigerante nas mentes dos consumidores.

              d) A Levi Straus, conhecida por seus jeans, encontrou alguns problemas quando tentou anunciar roupas com três preços diferentes para sua linha de produtos.


Resposta

a)    Erro de POSICIONAMENTO DUVIDOSO - É difícil acreditar nos apelos de propaganda da marca, tendo em vista suas características, preço ou fabricante do produto.

Outro exemplo: Quando a divisão Cadillac da GM introduziu o Cimarron,    posicionou-o como um carro de luxo para concorrer com o BMW, Mercedes e Audi. Apesar de possuir bancos de couro, bagageiro e peças cromadas, ficou conhecido pelos consumidores como " pior dos melhores".

b)        Erro de SUBPOSICIONAMENTO - Os compradores têm apenas uma vaga idéia, ou seja, nenhuma percepção especial

Outro exemplo: Quando a Pepsi lançou a marca Crystal Pepsi transparente, os compradores não ficaram impressionados. Transparência não significava nenhum benefício importante em um refrigerante.

c)         Erro de POSICIONAMENTO CONFUSO - Muitos apelos de propaganda ou freqüentes mudanças de posicionamento.

Outro exemplo: Computadores NeXT de Stephen Jobs, posicionado, primeiro para estudantes, depois, para engenheiros e, finalmente, para uso comercial, todas tentativas sem sucesso.

      d)    Erro de SUPERPOSICIONAMENTO - os compradores podem ter uma imagem muito           estreita sobre a marca.

Outro exemplo: consumidor pode pensar que o preço mais baixo dos anéis de diamante  da Tiffany é de $5.000, quando na verdade estão ao alcance de quem dispõe de $ 900.
Obs.: seria interessante citar exemplos de empresas no Brasil. Por exemplo, em que alternativa se encaixaria a companhia telefônica “Vesper”? E do guaraná “Kuat”?

 

CAPÍTULO XII

Administração das Estratégias do Ciclo de Vida do Produto

 

Questão no. 06, página 331

·        ciclo de vida do produto como ferramenta gerencial tem sido criticado desde sua introdução como "mera teoria". Uma das críticas mais severas é que o CVP prova a si mesmo - em outras palavras, você pode afirmar que o produto está no estágio de crescimento porque as vendas estão aumentando, no estágio de declínio porque as vendas estão declinando e no de maturidade porque estão declinando ou crescendo. Se essas críticas forem realmente, válidas, pode ser o caso de outras ferramentas gerenciais serem mais válidas do que o conceito de CVP. Por exemplo, as características demográficas têm grande impacto sobre algumas categorias de produto. À medida que as pessoas envelhecem, suas necessidades pelo produto mudam; assim, estudar características demográficas pode ser tão valioso quanto estudar a teoria do CVP. Nomeie outros fatores que influenciam o produto ou a evolução do mercado que os administradores devem estudar.

Resposta

A descoberta real de novos atributos em um mercado é mais complexa do que poderia sugerir qualquer simples teoria. Vejamos a influência dos processos tecnológicos. Por exemplo o forte interesse do consumidor por televisores compactos permaneceu sem ser atendido até que a tecnologia de miniaturização estivesse suficientemente desenvolvida. Acontecimentos como inflação, escassez, ambientalismo e novos estilos de vida criam desequilíbrio e levam os consumidores a reavaliar os atributos do produto.
              Exemplo: a inflação aumenta o desejo por carros menores e a preocupação por segurança aumenta o desejo por carros mais resistentes.

Questão no. 08, página 331

ü      A Tupperware, que promove reuniões domésticas para vender artigos para o lar, está no estágio maduro do ciclo de vida de produto. Baseado em seu entendimento dos conceitos deste capítulo, faça uma sessão de brainstorming com um grupo para identificar algumas estratégias possíveis para o rejuvenescimento deste produto.

 

Resposta

ü      A empresa poderá convencer os não usuários a se transformarem em usuários, com distribuição de brindes, demostrando as vantagens do produto, que é tão bem aceito por uma grande maioria, não tanto tempo.

ü      Outra maneira é buscar novos segmentos de mercado, como hospitais, hotéis, ou regiões menos povoada, sempre na divulgação de pessoa a pessoa.

ü      Tem-se também a oportunidade de conquistar clientes dos concorrentes como no exemplo da Pepsi X Coca-cola.

ü      Outra forma que pode ser trabalhada é o uso para outras utilidades, ou em viagens, ou clube.

ü      Lembramos ainda que é possível fazer pequenas alterações no produto para ser usado com finalidades diferenciadas ou agregando um serviço ao novo produto como por exemplo uma receita, sempre com  um bom trabalho marketing junto aos seus fiéis consumidores.   

Resposta: Comunicação? Novas famílias de produtos? Novas embalagens?

CAPÍTULO XIII

Desenvolvimento de Estratégias de Marketing para Líderes, Desafiantes, Seguidores e Ocupantes de Nichos.

 

Questão no. 01, página 355

Durante a última década, as guerras das colas envolveram as duas principais empresas fabricantes deste tipo de refrigerante, mas, agora, parece que uma nova marca está disputando maior participação de mercado. Com a aquisição recente das empresas Dr. Pepper e 7UP, a Cadbury-Schweppes aumentou sua participação no mercado norte- americano de 4% para 16% e preparou-se para o crescimento mundial. Quem é a líder no mercado de refrigerantes e colas? Quem é a desafiante? Sugira um curso de ação para a Cadbury-Schweppes permanecer em um mercado formado apenas por essas duas grandes empresas.

Resposta:

Líder – Coca-Cola.

Desafiante –  Pepsi-Cola.

Curso de ação para a 3ª marca permanecer no mercado –  Uma alternativa para ser seguida em um grande mercado é ser líder em um pequeno mercado, ou nicho de mercado, de pouco ou de nenhum interesse das outras duas grandes empresas – bebidas com pequeno ou nenhum teor de açúcar, e direcionadas para uma classe mais requintada, com preço e qualidade superiores. Então, iria posicionar-se longe das duas marcas dominantes, com preço alto e orçamento para propaganda baixo, para explorar um nicho mais rentável. ( Importante lembrar que os nichos a serem atendidos devam ter  tamanho e escala suficientes. A empresa decidiu concorrer com as 2 grandes líderes e, para tanto, comprou participação de mercado. Talvez outra compra fosse algo recomendável de ser novamente realizado.

Questão no. 02, página 355

Em  1986, uma manchete da revista Business Week dizia:  “Como a Ford acertou o alvo com o Taurus”. Em letras menores lia-se a razão do triunfo “Uma equipe ‘emprestada’ do Japão fabricou o carro norte-americano ‘mais quente’ dos últimos anos”.

Antes de desenhar o Taurus, a Ford comprou um Honda Accord e um Toyota Corolla, procurando encontrar coisas que podia copiar ou fazer melhor do que suas concorrentes. Ela também providenciou pesquisas para detectar as preferências dos consumidores e descobrir que “pequenas coisas” eles gostariam de ter em seus carros. Os resultados das pesquisas  compensaram. No início dos anos 90, o Ford Taurus tornou-se o carro número um dos Estados Unidos, substituindo o Honda Accord, que detinha esta posição há vários anos. Quais são algumas estratégias que a desafiante, Honda Accord, poderia empregar para recuperar sua participação de mercado?

 

Resposta

A Honda Accord, empresa desafiante, ou seja, aquela que está lutando para aumentar sua participação de mercado, e que deseja retomá-lo, deve adotar as estratégias descritas abaixo:

·        redução de preços – vender seu produto a preço menor, promovendo-o de modo a convencer os compradores de que seu produto  e serviço são comparáveis aos da líder de mercado, sensibilizando-o para a diferença de preço de modo a não acharem constrangedor a idéia de abandonar seus fornecedores atuais. Essa redução de preços deve ter por base a minimização dos custos de  produção em relação aos concorrentes, adotando procedimentos de compra mais eficientes, reduzindo custos de mão-de-obra e empregando equipamentos de produção mais modernos. .(Obs.: bom, aqui eu vejo 2 coisas não tão coexistentes assim. O que acho que está correto é a sugestão de reduzir preços via minimização dos custos ... reduzindo custos de mão-de-obra, etc. O que penso que você deveria reavaliar seria a questão preço, porque veja: o Accord não concorre em um mercado tão sensível a preço. Está na categoria imediatamente abaixo dos carros “premium” de ambas as fábricas. O Taurus é o carro “premium” da Ford norte-americana. Carros mais caros que ela fabrique provêm de marcas compradas.

·        produtos mais baratos – oferecer um produto de qualidade média ou baixa por um preço bem baixo, visando uma categoria de consumidores de menor renda, interessados apenas em preço. Penso que aqui não cabe essa possibilidade, uma vez que a batalha aqui se restringe a como a Honda pode voltar à posição de líder no segmento do Accord

·        produtos de prestígio – lançar um produto inovador, com características próprias de maior qualidade e fixar preço superior ao da líder de mercado, focando a sua ação no carisma anteriormente conquistado, através de uma promoção intensiva desse produto, visando o consumidor que está disposto a pagar mais por um produto de qualidade superior. O que seria um “produto inovador”? Um novo Accord?

·        inovação de produtos e melhoria nos serviços – oferecer novos e melhores produtos e serviços, adotando postura agressiva e inovadora, primando pela satisfação de seus clientes, com preços menores que os da líder de mercado e dispondo, também de uma equipe de funcionários bem treinados, motivados e comprometidos com a satisfação do consumidor. Penso que aqui não cabe essa possibilidade pelos mesmos motivos acima descritos.

·        promoção e propaganda intensiva – aumentar os gastos em propaganda e promoção criando conscientização e preferência fortes junto ao consumidor.

 

Questão no. 4, página 355

Quando os microcomputadores foram lançados, a IBM optou por não entrar no mercado. Ela já era líder de mercado no setor de computadores mainframes. Viu o computador, principalmente, como um “brinquedo” e preferiu não arriscar  sua sólida reputação no que poderia ser uma moda passageira.

Sem dúvida, agora a IBM é uma grande fabricante de microcomputadores. Identifique as líderes, desafiantes, seguidoras e ocupantes de nichos no mercado de microcomputadores. Quais algumas das estratégias empregadas por elas? Que outras estratégias você recomendaria.

 

Resposta

            Empresas líderes

·        IBM – satisfação do consumidor e melhoria da qualidade de seus produtos

·        Dell Computeer – divulgação de ser a número 1 em termos de satisfação do consumidor

            Empresas desafiantes

·        Hewlett-Packard – produto de qualidade com baixo índice de defeitos

Empresas seguidoras

·        NEC – preocupação com o produto, a fim de conquistar o mercado

            Empresas ocupantes de nichos de mercado

·                     Compac – preço baixo x qualidade x satisfação do cliente

 

Questão no. 6, página 356

Comente as seguintes declarações feitas sobre a estratégia de marketing apropriada para as pequenas empresas:

a)      “As pequenas empresas devem atrair clientes das grandes empresas, enquanto estas devem concentrar forças para estimular a entrada de novos consumidores no mercado.”

b)      “As grandes empresas  devem ser pioneiras em novos produtos e as pequenas devem copiá-los?”

 

Resposta

   A pequena empresa por comportar-se como seguidora de mercado deve saber como manter seus consumidores atuais e conquistar novos, oferecendo a eles vantagens distintas. Seguir a líder  não é o mesmo que ser passiva, a seguidora precisa definir um caminho de crescimento que não seja convite a uma retaliação competitiva, enquanto que a líder de mercado deve procurar novos usuários, novos usos e intensificação do uso de seus produtos – convencer as pessoas a usarem mais o seu produto, oferecendo novas possibilidades de uso e realizando promoções visando estimular esse uso. A maioria das empresas evita roubar consumidores uma das outras. Pelo contrário, apresentam ofertas similares aos compradores, geralmente copiando a líder.

   A empresa líder dispõe de três estratégias distintas para procurar novos usuários para seus produtos:

1.      estratégia de penetração de mercado – convencer as pessoas a usarem um determinado produto que não usam;

2.      estratégia de mercado novo – convencer um novo grupo a usar o produto;

3.      estratégia de expansão geográfica – vender o produto em outros países.

Enquanto que a empresa líder dispõe de facilitadores para colocar no mercado  diferentes produtos e com eles atrair compradores que não os conhecem ou que resistem a eles, em função do preço ou da ausência de certas características, as pequenas empresas concorrentes obtêm lucros elevados por focar algum segmento mais estreito do negócio e por desenvolver abordagens especializadas em termos de produção, marketing e distribuição ou, ainda, descobrindo necessidades de mercado que não estão sendo atendidas pelas empresas líderes, oferecendo novos e melhores serviços para os consumidores, quer seja pela diversificação do produto ou mercado ou ainda pela aplicação de novas tecnologias.

A empresa líder não pode permanecer passiva em face de uma ofensiva do concorrente, quer por redução de preço, promoção intensa, melhoria do produto ou invasão de território de vendas, deve dispor de estratégias para enfrentar frontalmente a atacante, embora em muitas situações, possa valer a pena fazer pequenos recuos, permitindo que a ofensiva se desenvolva plenamente, antes de adotar um contra-ataque.

 

CAPÍTULO XV

Administração de Linhas de Produtos, Marcas e Embalagens

             

Questão no. 01, página 409

              Suponhamos que a Wal-Mart peça à 3M que desenvolva uma fita de celofane em rolo para ser vendido em suas lojas com a marca Wal-Mart. Ela deseja que o produto tenha a mesma qualidade das fitas Scotch fabricadas pela 3M. A fabricante está disposta a fabricar uma fita de boa qualidade, mas não uma fita excelente que venha a concorrer com sua marca Scotch. Avalie o dilema enfrentado pela 3M. Quais as vantagens e desvantagens de este fabricante produzir a fita de celofane solicitada pela Wal-Mart?

 

Resposta

Vantagens

·      maior ganho de escala com produção de maior volume, reduzindo o custo de cada produto pela utilização em maior nível de sua capacidade instalada;

·      atendimento a pedido do cliente;

·      não vinculação da sua reputação à aceitação do produto. Se o produto fracassar ou parecer de baixa qualidade, não ferirá o nome 3M ou Scotch.

Desvantagens

·      criação de produto concorrente com mesma qualidade e, provavelmente, chegando ao consumidor final com menor preço;

·      possibilidade do consumidor encontrar em outro produto as características e benefícios dos produtos 3M sem saber que se trata realmente de um produto 3M ou Scotch;

·      possibilidade de criar marca forte em nome do varejista, com maior poder de mercado por estar em contato com o consumidor final;

·      perda de mercado.

 

CAPÍTULO XVII

Administração de Estratégias e Programas de Preço

 

Questão no. 05, página 464

              Uma  empresa pode vender um produto a preço baixo para desencorajar a entrada de concorrentes no mercado. Há situações em que uma empresa pode, deliberadamente, desejar atrair os concorrentes para um novo mercado e estabelecer um preço elevado?

 

Resposta

Sim, a entrada de outras marcas/produtos no mercado possibilitaria à empresa mostrar ao público consumidor as vantagens e diferenciais que seu produto possui em relação aos novos concorrentes, possibilitando aumentar a qualidade percebida e, consequentemente,  praticar um preço acima da média do mercado.

Poderia, também, em acordo com os concorrentes estabelecer faixa de preço máximo e mínimo para os produtos, assim, mesmo eventual queda na quantidade vendida seria suportada pela maior margem obtida em cada unidade comercializada.

 

Conseqüências possíveis:

·      Maximização do lucro com maior taxa de retorno sobre os investimentos;

·      Maximização do faturamento;

·      Reação negativa do mercado consumidor;

·      Restrições legais;

·      Desempenho de longo prazo prejudicado.

 

Questão no. 07, página 464

              A Westinghouse está lançando uma lavadora de louça que usa água fria e possibilita copos e pratos limpos e brilhantes. A empresa deseja avaliar as vantagens e desvantagens de adotar a estratégia de preço de desnatação versus preço de penetração. Discuta os prós e contras de cada estratégia. Sobre que fatores ela precisará basear sua decisão?

 

Resposta

Preço de desnatação

prós

·      alto preço praticado inibe entrada de concorrentes;

·      o preço dá idéia de imagem de um produto superior;

·      aumenta a qualidade percebida pelo consumidor.

contras

·      volume baixo de vendas;

·      maior custo unitário, necessitando, assim, preço alto para garantir a rentabilidade     desejada;

·      possibilidade de elitização da marca/produto acima do desejado pela empresa.

 

preço de penetração

prós

·      mercado, por ser altamente sensível a preço, possibilita maior volume de vendas obtendo, com isso, maior crescimento de mercado;

·      os custos de produção e distribuição caem em virtude da escala de produção e comercialização;

·      preço baixo desencoraja a concorrência real ou potencial;

·      maior difusão da marca e crescimento na participação de mercado.

·      lucros maiores a longo prazo

 

contras

·      consumidor pode aliar preço baixo a qualidade baixa, rotulando a marca como de produto inferior e de baixa qualidade;

·      menor ganho unitário, exigindo grande volume de vendas para cobertura dos custos fixos e variáveis.

 

A decisão deverá estar baseada nos seguintes fatores:

·      momento econômico, nível de renda da população;

·      percentual de mercado que deseja obter, decidindo-se por crescer ou manter a participação atual;

·      margem de lucro e rentabilidade desejada;

·      elitização ou popularização da marca/produto;

·      estudo de mercado aprofundado;

·      capacidade de reação dos concorrentes.

 

CAPÍTULO XVIII

Seleção e Administração de Canais de Marketing

 

Questão no. 03, página 492

              Os canais de marketing podem ser vistos como um conjunto de organizações interdependentes com alto potencial de conflito. Então, por que qualquer tipo de empresa procura fazer parte de um sistema de canal?

 

Resposta

A transferência para um canal de marketing (canal comercial ou canal de distribuição) do controle sobre como e para quem os produtos serão vendidos, decorre de alguns fatores:

·      alto custo para efetivação das vendas junto ao cliente final;

·      alguns produtos não são viáveis para comercialização pela indústria junto ao consumidor final. Ex: goma de mascar;

·      perda do foco da empresa, tendo que atuar desde a industrialização até o consumo final do produto;

·      redução de custos;

·      os intermediários aumentam a eficiência da distribuição de bens por torná-la amplamente disponível e acessível aos mercados-alvos;

·      possibilidade dos canais de marketing em atingir com maior facilidade o mercado varejista.

 

Questão no. 07, página 492

              A Pizza Hut está pensando em lançar pizzas para o café da manhã, criando assim, um novo mercado e aumentando a penetração em seus mercados atuais. Esse novo produto consistiria em molho, ovos, bacon e outros componentes familiares e tradicionais do café da manhã. A pizza seria oferecida na forma de bolo. Individualmente ou em pequenos grupos, apresente alguns canais novos e alternativos para o novo produto (as lojas de varejo e o serviço de entrega porta a porta são canais já existentes).

 

Resposta

Para criar este novo mercado, e aumentar a penetração em seus mercados atuais, A pizza Hut deveria adotar o sistema de multicanais de Marketing, adequando o seu canal vertical utilizado atualmente (Sistema de franquia varejista patrocinada por uma empresa de serviços, e criando novos canais alternativos tais como):

 

·          Supermercados: Poderia ser fornecida uma modalidade congelada deste novo produto, isto ajudaria muito na introdução deste no mercado, incitando os novos consumidores à experimentação do novo produto.

·          Lojas de conveniência: Neste caso o produto deveria ser vendido pronto, porém em porções individuais, visando suprir àquelas Pit Stop para um lanche rápido, e aproveitando a enorme canal de distribuição , o que serviria para divulgar o produto.

·          Padarias: Seria também uma versão congelada do produto, este canal deveria ser explorado por estar intimamente ligado ao mercado de produtos destinados ao café da manhã.

 

Estas soluções têm que estar muitas bem calçadas por um planejamento desta nova arquitetura de canais, para que os canais não concorram entre si. Este planejamento pode ser baseado em um mix variado de preços e promoções diferenciadas para os diversos canais.

 

Questão no. 09, página 492

              Sugira alguns canais alternativos para (a) uma pequena empresa que desenvolveu uma colheitadeira totalmente nova, (b) uma pequena fábrica de plásticos que desenvolveu uma embalagem para piquenique que mantém bebidas e alimentos gelados e (c) um aquecedor de água instantâneo. Quais seriam as vantagens e desvantagens de cada canal alternativo?

 

Resposta

a)      Colheitadeira:

·        Escritório de representação

        Vantagens: Contratar um escritório de representação tem como vantagem o baixo custo de venda uma vez que este seria pago por comissão sobre o produto vendido, e o aproveitamento da estrutura já existente tais como vendedores, sede, conhecimento do mercado, clientela. Esta talvez seja a melhor opção devido ao fato desta empresa ser pequena, e o seu produto novo no mercado, assim o custo pode ser mais bem administrado.

        Desvantagens: A desvantagem seria o fato de que este novo seria apenas mais um produto deste canal, e que talvez não dê a devida atenção ao novo produto.

·        Força de venda da empresa:

        Vantagens: Se os vendedores forem da própria empresa, eles terão uma única metas, que será vender este novo produto. Assim eles terão um maior conhecimento acerca do novo produto e suas qualidades. O mercado consumidor de colheitadeira é um mercado muito restrito, então uma força de venda mais bem focada, talvez seja mais eficaz na busca e negociação do mercado alvo.

        Desvantagens: O custo de uma força de venda própria é altíssimo, e dependendo da demanda para o novo produto, isto se torna inviável.

·        Internet

        Vantagens: Custo muito reduzido, e o foco no mercado alvo uma vez que esta empresa pode colocar seu produto nos portais verticais de  assuntos relacionados ao público alvo, como sites de cooperativas de produtores agrícolas.

        Desvantagens: A falta de conhecimento e acesso a esta nova tecnologia por parte do mercado alvo formado principalmente por produtores de origem rural. Outra desvantagem é a falta de contato com o cliente que não sente segurança em fecha um negócio virtual, principalmente se este produto é novo no mercado.

Este canal é interessante devido ao baixo custo e deve ser utilizado dando suporte a qualquer outra solução.

b)     Embalagem térmica:

·        Loja de departamento

        Vantagens: Produto pode ser vendido em seções especializadas, voltadas para o seu público alvo, Tendo assim uma rápida experimentação pelo mercado, e um volume considerável de venda.

        Desvantagens: Grande concorrência de produtos alternativos, Gasto elevado com promoção de venda.

·        Supermercado

        Vantagens: Alto volume, grande cobertura do mercado, Experimentação do produto;

        Desvantagens: Baixíssimas margens de lucro, uma vez que neste caso geralmente o canal geralmente controla toda a cadeia.

·        Loja especializada

        Vantagem: Força de venda direcionada para o mercado alvo, considerável margem de lucro, Fidelização de clientes;

        Desvantagens: Baixo volume de venda, alto custo com promoções de venda, custo elevado de venda

c)      Aquecedor de água instantâneo

·        Venda direta (venda por televisão)

        Vantagem: Baixo custo de venda, baixo custo com propaganda, alta cobertura de mercado;

        Desvantagem: Receio dos clientes devido à falta de contato física com o produto, elevado custo de entrega

·        Showroom de vendas por catálogo

        Vantagem: Mark up alto, Giro rápido de estoque, baixo custo de venda;

        Desvantagem: Falta de contato com o produto, pouca cobertura de mercado;

 

CAPÍTULO XX

Desenvolvimento e Administração de Comunicações Integradas de Marketing

 

Questão no. 04, página 552

              Responda aos seguintes desafios de marketing:

A -    A audiência-alvo para seu produto (um perfume feminino sofisticado vendido apenas em lojas de departamentos) apresenta reserva às consumidoras potenciais. Que qualidades pessoais você recomendaria à empresa na escolha de uma porta-voz para a mensagem de propaganda? Quem você recomendaria como porta-voz? Por quê?

B -    Explique que tipos de apelos os comunicadores achariam mais eficazes para vender os seguintes produtos ou serviços: fraldas descartáveis, sabão em pó, programa de combate ao vício do fumo, cintos de segurança e seguro de vida.

                       

Resposta

A – Este tipo de produto é voltado para um mercado bem seletivo com um certo nível de consciência, assim o porta voz para este produto deve uma pessoa com grande credibilidade para com a audiência-alvo do produto. Credibilidade esta conseguida através de confiabilidade, demonstrada na seriedade e na maneira de agir em sua vida pessoal e profissional. Deve ter também simpatia para atrair a audiência, e para que esta se identifique com o produto.

    A pessoa ideal para ser o porta voz de produto deve ser um homem cuja satisfação na maioria das vezes é o motivo do consumo deste produto, Famoso para chamar a atenção para o produto, com experiência de vida, dando credibilidade, simpatia dando identidade junto ao público-alvo. Nos dias atuais e pensando no mercado Brasileiro, uma pessoa que se encaixaria nestas descrição poderia ser um ator famoso como Antônio Fagundes, uma pessoa conhecida nacionalmente, e reconhecida pelo seu trabalho e dedicação.

B – Fraldas descartáveis:

        Praticidade

        Segurança

 

Sabão em pó

        Eficiência

        Preço

        Rendimento

Combate ao fumo

        Males causados

        Realidade por trás das propagandas de cigarro

        Experiências reais de pessoas que sofreram algum tipo de mal causado pelo vício

 

Cinto de segurança

        Cenas de fatalidades que poderiam ter sido evitadas com o uso de cinto de segurança

        Custo financeiro devido a multas

 

Seguro de vida

        Segurança para a família

        Honestidade

 

Questão no. 06, página 552

              Que fatores são críticos para o sucesso de um programa de comunicações de marketing integrado? Como a estrutura organizacional pode agir como barreira ao programa?

 

Resposta

·        Análise dos gastos incorridos em comunicação em todas as áreas da organização;

·        Criação de medidas de desempenho;

·        Desenvolvimento de bancos de dados;

·        Identificação de todos os pontos de contato da empresa com o produto;

·        Analise de tendências;

·        Planos de negócios diferenciados para cada mercado

·        Indicar diretor responsável pelos esforços de comunicações persuasivas da empresa;

·        Criação de temas, tons e qualidades compatíveis em todas as mídias utilizadas;

·        Contratação de pessoas que trabalham em equipe

·        Vinculação das comunicações de Marketing integrado aos processos administrativos da empresa

A estrutura organizacional da empresa pode ser uma barreira para este Marketing integrado, quando os diversos setores da empresa concorrem entre si, pedindo mais verba para a sua área de atuação, acreditando que esta é a mais eficaz