Podemos definir Competência como o  conjunto de conhecimentos, habilidades e comportamentos  que permitam ao líder gerar  um determinado RESULTADO através da coordenação do trabalho da equipe.

 

As Competências em habilidades e conhecimentos referem-se aos aspectos  técnicos do trabalho (competências técnicas) que variam muito conforme  as características de produtos e serviços produzidos pela organização. As competências comportamentais que envolvem aspectos comportamentais  e fatores de inteligência emocional, entretanto, são necessárias a todo líder.

 

Relacionamos as Competências Básicas indispensáveis ao perfil do líder:

 

Autoconhecimento – O líder deve ter boa percepção e sensibilidade dos seus impulsos, limitações e motivações. Bem como sobre o efeito destes comportamentos sobre as pessoas com quem convive. Autoconfiança e autoavaliação realista são posturas indicadoras do autoconhecimento e apresentam forte impacto na situação de trabalho em equipe.

 

Automotivação – Capacidade de definir metas pessoais e persegui-las com energia, entusiasmo, otimismo e comprometimento com os objetivos do trabalho. O líder motivado é fonte constante de estímulo  para o grupo. Grandes desafios nas equipes só podem ser vencidos com líderes motivados.

 

Comunicação/Empatia – O trabalho em equipe só será possível com a prática de uma boa comunicação. Mesmo os grupos pequenos estabelecem teias  de comunicação e tornam-se palcos de fortes emoções, formam-se alianças e objetivos divergentes estabelecem-se. Cabe ao líder tentar compreender com empatia os pontos de vista de todas as pessoas em sua volta e administrar  as diferenças. A empatia manifesta-se  na habilidade de reconhecer a necessidade das pessoas de crescer, por isso investem no desenvolvimento dos talentos como treinadores e mentores.

 

Sociabilidade – Competência para administrar relacionamentos, capacidade de criar campos em comum. As pessoas parecem saber, intuitivamente, que os líderes têm que administrar seus relacionamentos de forma eficaz. A tarefa do líder é fazer com que o trabalho seja feito por outras pessoas e a saciabilidade torna isto possível. A sociabilidade manifesta-se, também, na competência em administrar a diversidade que se manifesta nos grupos de trabalho, através da discussão, a competição e o conflito.

 

Ousadia e Flexibilidade – Espera-se que o líder seja empreendedor e não somente um mantenedor. Mas, antes de tudo, que tenha comportamento flexível, pronto a adaptar-se a situações novas e a quebrar paradígmas.

 

Diante do processo de mudanças rápidas e profundas, que tornam os mercados globais e cada vez mais competitivos há uma grande carência de líderes. Profissionais em funções de liderança são mais valorizados pelas suas competências comportamentais na direção de equipes, do que pelo uso do poder hierárquico conferido pelo cargo ocupado na organização. Embora as competências técnicas (habilidades e conhecimentos) sejam importantes,  para o líder os fatores de Inteligência Emocional são decisivos.

 

O líder para ser competente ou eficaz, deverá combinar pelo menos as seguintes dimensões: Política, psicossocial, administrativa e técnica.

Nos níveis hierárquicos mais elevados é exigida maior ênfase na dimensão política da  ação gerencial. A dimensão psicossocial é testada a todo momento e está estreitamente ligada a pessoas, direta ou indiretamente. A falta desta habilidade causa dificuldades no desenvolvimento das pessoas , cria situação de crises e conflitos interpessoais. A dimensão administrativa é a mais conhecida e ás vezes mal desempenhada, pois vários gerentes ao invés de delegar, executam tarefas devido o despreparo gerencial em deliberar a quem realmente deve agir. A dimensão técnica abrange a natureza que é usada pelo líder na execução do trabalho em si, pela informática, contabilidade, economia, engenharia e áreas afins.

Esclarecendo a eficácia/competência do líder/gerente é resultado da adequação situacional e habilidade para lidar com pelo menos esta s quatro dimensões.

Liderança é um fenômeno histórico relacional que se manifesta em uma situação específica, quando a abordamos somente como estil9o comportamental e um indivíduo, estamos simplificando o problema e tornando as situações inconsistentes e questionáveis.

 

A revista Fortune de 28 de outubro de 1988 publicou um excelente artigo intitulado Sete Chaves para a Liderança nos Negócios. O autor, Ken Labeich, entrevistou centenas de executivos e pessoal de primeiro escalão, até identificar os princípios que essas pessoas consideram ser a chave para uma liderança eficaz.

.Confie nos seus subordinados. Diversos estudos chegaram é conclusão de que os laços de amizade e respeito atuam com um catalisador da criação de alto desempenho. Mais importante do que você confiar nos seus subordinados é eles confiarem em você. Para tomarem-se seus seguidores, seus subordinados devem ter absoluta confiança em sua integridade. A integridade surge sempre como a qualidade mais importante da liderança. As pessoas colocam todo o seu coração no trabalho, ou em qualquer outra coisa, somente quando se sentem seguros. E somente se sentirão seguros quando puderem relaxar e confiar em você completamente.

 

A segunda chave é desenvolver uma visão. Somente líderes podem planejar o futuro. Os líderes excepcionais aprofundam-se em desenvolver e materializar um retrato claro da posição em que desejam encontrar a organização dentro de um, trás e cinco anos. Os líderes também têm a habilidade de compartilhar essa visão com as pessoas, que as assimilam como se fossem suas. Assumem a propriedade da visão. É a visão daquilo que desperta emoção e motiva as pessoas a darem o melhor de si. As visões mais poderosas são aquelas identificadas e descritas qualitativamente, em termos de valores e missão, contrastando com aquelas que são descritas quantitativamente em termos de dinheiro. Certamente, dinheiro é importante, mas a decisão e o compromisso de atingir o melhor no mundo dos negócios é muito mais excitante do que objetivos financeiros.

 

 

Terceira chave no artigo da Fortune: mantenha a calma. Um estudo realizado na Faculdade de Administração de Stanford examina as qualidades que as empresas procuram identificar na promoção de seus gerentes mais jovens para cargos executivos de primeiro escalão, principalmente para o cargo de gerente geral. O estudo conclui que são duas essas qualidades. A primeira é a capacidade de montar um time e funcionar como parte dele. A segunda qualidade exigida para uma rápida promoção é a capacidade de funcionar bem sob pressão, principalmente nas crises, situações para as quais o artigo da Fortune recomenda manter sempre a calma. Mas, para manter a calma é preciso praticar a paciência e o autocontrole virtualmente sob qualquer circunstância. 0 caráter e a qualidade de um líder normalmente ficam demonstrados naqueles momentos críticos, sob fogo, com todo mundo observando e fazendo anotações. Kipling dizia: "Se você conseguir manter sua cabeça no lugar, quando todos em sua volta estão perdendo a sua, e culpam você por isso, então o mundo será todo seu, e tudo o que nele existe."  Uma das causas principais do insucesso na administração é a falta de habilidade de desenvolver um bom relacionamento com colegas, quase sempre identificada pela raiva, crítica, explosões emocionais e a incapacidade de fazer com que outras pessoas sintam-se como membros valiosos dentro do empreendimento.

 

A quarta chave no artigo da Fortune refere-se a encorajar a correr riscos. . Deixar que as pessoas experimentem coisas diferentes e permitir que cometam erros honestos. Na verdade cada um de nós mantém razoavelmente encoberto o medo de falhar, e cabe ao líder deixar bem claro que ninguém será penalizado ou excluído por tentar fazer alguma coisa que venha a não dar certo. Thomas J. Watson Sr., fundador da IBM e grande formador de pessoas, adotava uma atitude correta com relação aos erros.  Um dos seus jovens vice-presidentes tinha encetado um projeto de pesquisa de 10 milhões de dólares que foi um fracasso e teve de ser contabilizado como prejuízo. Ao ser chamado à sala de Watson, o vice-presidente foi fogo dizendo, "Bem, acho que fui chamado até aqui para ser despedido." Watson respondeu, "Demiti-lo? Por quê faria isso. Acabei de gastar 10 milhões de dólares para educá-lo! Agora vamos falar do seu próximo projeto." Isso é liderança. Líderes eficazes aceitam erros honestos e apoiam as pessoas para que aprendam com seus erros e cresçam a partir deles. Preferem olhar para o futuro do que parar no passado. Ao invés de se preocuparem com o que aconteceu e de quem foi a culpa, discutem os passos futuros e decidem o que fazer dai para a frente. Ao invés de culpar, põem o passado de lado e passam a adotar ações positivas e construtivas.

 

A quinta chave é ser um expert na sua especialidade. Conheça o que você está fazendo, do começo ao fim. Dedique o tempo que for necessário para dominar completamente os conceitos e técnicas essenciais do seu trabalho ou profissão. Conhecimento é poder. Especialização técnica é poder. Um item de informação adicional ou grau extra de habilidade pode fazer muita diferença no momento crítico.

 

 

A sexta chave é acolher discordâncias. Procure criar um ambiente onde as pessoas sintam liberdade de dizer o que lhes passa pela cabeça. Todo mundo é sensível ã desaprovação de seus superiores. Líderes eficazes têm consciência disso e vão a extremos para solicitar a opinião espontânea e a reação honesta das pessoas com quem trabalham.

 

A sétima chave é simplificar. Warren Banas, que escreveu o best-seller Leaders com Burton Ennis, diz que uma das primeiras leis da liderança é que se deixarmos correr solto, o detalhe burocrático e o serviço induzido pelo trabalho consumirão todo o tempo disponível, impedindo todo o trabalho criativo e o planejamento do futuro. Para combater essa tendência de se envolver com os detalhes, cada um deve disciplinar-se e definir prioridades bem claras, passando a fazer primeiro o que tem de ser feito primeiro, uma coisa de cada vez. Você deve concentrar sua energia nas poucas áreas que podem gerar resultados importantes. Você deve perguntar-se sempre o quê você pode fazer, e só você pode fazer, que uma vez bem feito realmente faça diferença. Tudo o mais deve ser delegado.

 

DISPOSIÇÃO PARA TENTAR O QUE NÃO FOI TENTADO ANTES

Nenhum empregado deseja ser guiado por um administrador a
quem falte coragem e autoconfiança. É o estilo de liderança positiva aquele eu ousa nas tarefas e se vale de oportunidade não tentadas anteriormente.
Um Gerente de Vendas bem sucedido irá às ruas e venderá junto com seus vendedores quando o mercado está difícil ou quando o pessoal de vendas encontrar-se sob extrema pressão. Tal gerente sabe que se arrisca a tornar-se impopular. Contudo, ao liderar pelo exemplo, manterá a motivação da equipe.


UMA PERCEPÇÃO AGUDA DO QUE É JUSTO

Esta é uma grande qualidade de um líder eficaz e a fim de ter o respeito da equipe, o gerente deve ser sensível ao que é direito e justo. O estilo de liderança segundo o qual todos são tratados de forma justa e igual sempre cria uma sensação de segurança. Isso é extremamente construtivo e um grande fator de nivelamento.

PLANOS DEFINIDOS

O líder motivado sempre tem objetivos claros e definidos e planejou a realização de seus objetivos. Ele planeja o trabalho e depois trabalha o seu plano coma participação de seus subordinados.

PERSEVERANÇA NAS DECISÕES

O gerente que vacila no processo decisório mostra que não está certo de si mesmo, ao passo que um líder eficaz decide depois de ter feito suficientes considerações preliminares sobre o problema. Ele considera mesmo a possibilidade de a decisão que está sendo tomada vir a se revelar errada.

Muitas pessoas que tomam decisões erram algumas vezes. Entretanto, isto não diminui o respeito que os seguidores têm por elas. Sejamos realistas: um gerente pode tomar decisões certas, mas um líder eficaz decide e mostra sua convicção e crença na decisão ao manter-se fiel a ela, sabendo, no entanto, reconhecer quando erra. Assim, seu pessoal tem força para sustentar aquela decisão junto com o gerente.

O HÁBITO DE FAZER MAIS DO QUE AQUILO PELO QUAL SE É PAGO

Um dos ônus da liderança é a disposição para fazer mais do que é exigido do pessoal. O gerente que chega antes dos empregados e que deixa o serviço depois deles é um exemplo deste atributo de liderança.

UMA PERSONALIDADE POSITIVA

As pessoas respeitam tal qualidade. Ela inspira confiança e também constrói e mantém uma equipe com entusiasmo.

EMPATIA

O líder de sucesso deve possuir a capacidade de colocar-se no lugar de seu pessoal, de ser capaz de ver o mundo pelo lado das outras pessoas. Ele não precisa concordar com essa visão, mas deve ser capaz de entender como as pessoas se sentem e compreender seus pontos de vista.

DOMÍNIO DOS DETALHES

O líder bem sucedido entende e executa cada detalhe do seu trabalho e, é evidente, dispõe de conhecimento e habilidade para dominar as responsabilidades inerentes à sua posição.

DISPOSIÇÃO PARA ASSUMIR PLENA RESPONSABILIDADE

Outros ônus da liderança é assumir responsabilidade pelos erros de seus seguidores. Caso um subalterno cometa um erro, talvez por incompetência, o líder deve considerar que foi ele quem falhou. Se o líder tentar mudar a direção dessa responsabilidade, não continuará liderando e dará insegurança a seus seguidores. O clichê do líder é: "A

responsabilidade é minha".

DUPLICAÇÃO

O líder de sucesso está sempre procurando maneiras de espelhar suas habilidades em outras pessoas. Dessa forma ele faz os outros evoluírem e é capaz de "estar em muitos lugares diferentes ao mesmo tempo".

Talvez este seja um dos maiores atributos de um líder: ser capaz de desenvolver outros lideres. Pode-se julgar um líder pelo número de pessoas em que ele refletiu os seus talentos e fez evoluir.

UMA PROFUNDA CRENÇA EM SEUS PRINCÍPIOS

A expressão "A menos que batalhemos por alguma causa, nos deixaremos levar por qualquer causa" resume bem a importância de ter-se uma causa pela qual valha a pena viver e trabalhar. Nada cuja aquisição tenha valor é muito fácil. O líder de sucesso tem a determinação de atingir objetivos não importando os obstáculos que surjam pelo caminho. Ele acredita no que está fazendo com a determinação de batalhar por sua realização.