Os
primeiros estudos sobre liderança datam de 1904. No entanto, só a
partir da década de 1920 a 1930 se iniciaram estudos mais sérios com observações
científicas. Esses estudos se basearam nas célebres observações nas fábricas
Hawthorne da Wester Eletric,
nos Estados Unidos. Em 1945 o Personnel Research of Ohio State University
também realizou estudos sobre liderança.
Em 1939,
Kurt Lewin , Ronald Lippitt e
Ralph White realizaram diversas experiências na Universidade
Iowa. Os estudos foram feitos com crianças de 10 a 12 anos e permitiram
a observação de aspectos importantes no setor de liderança.
Foram
organizados dois grupos de crianças. Um grupo tinha o seu líder que dava as
ordens e decidia todos os assuntos por si.
O outro grupo tinha um líder que encorajava a participação e a discussão
dos assuntos de interesse do grupo.
No primeiro
caso de liderança, chamada de
AUTOCRÁTICA, o líder funcionava realmente como ditador, isto é,
determinava as metas e decidia quanto aos métodos de trabalho determinando funções,
sendo essencialmente subjetivo nas comunicações.
No segundo
caso, chamado de DEMOCRÁTICO, o líder discutia as metas com o grupo e
encorajava a participação, permitia a escolha de companheiros de trabalho
dentro do razoável e era essencialmente objetivo nas comunicações.
No último
caso de liderança, havia uma variante denominada LAISSEZ FAIRE e que passaremos
a denominar LIBERAL . Neste não
havia controle sobre o grupo, que agia, portanto, com a máxima liberdade;
havia solução individual para os problemas, fornecendo o líder apenas
informações, quando solicitadas.
São esses
três tipos de liderança que serão abordados ao longo do nosso trabalho.