Durante séculos, os administradores acreditavam que o único meio  de conseguir trabalho era por via da disciplina ou, em outras palavras , por meio da coação.

Para os escravos, o castigo pelo fato de não produzirem era a morte ou a mutilação; para os servos da gleba, havia prisão perpétua e forca. Para o chefe de então havia apenas uma condição:  ser duro e  ter  músculos.

Mas com o correr dos séculos, os administradores aprenderam que nenhum ser humano pode trabalhar  com eficiência sob ação do medo e do ódio ao superior e ao seu próprio trabalho. Vem então a época da administração científica, com seu conjunto de estudos dos fatores da produção, entre os quais o esforço humano.

Modernamente, reconhece-se que também o chefe deve liderar para que o seu grupo de trabalho possa Ter a máxima eficiência e para que haja, realmente, por parte de todos, plena satisfação no trabalho.

Atualmente não podemos conceber um chefe que não conheça e não pratique os princípios e processos progredidos no sentido de se obterem as melhores condições humanas possíveis no trabalho. Daí a absoluta necessidade de o chefe moderno aprender a ser líder.

Liderança é um tema que vem sendo estudado e discutido desde os mais remotos tempos pelo homem. Os lideres já foram autoritários, carismáticos, visionários, burocráticos, democratas etc. A visão de cada época enfoca habilidades que são inerentes a cada pessoa. A liderança constitui um fenômeno relacional ou interpessoal, e não um atributo da personalidade individual. Não é um conceito rígido mais sim situacional de adaptação ao meio, que leva  habilidades pessoais,  conhecimento e  aprendizado constante com todos que o cercam.

Os lideres devem Ter- Visão e valores, vontade de assumir riscos.

Os lideres devem ser- Agentes de descentralização, agentes de mudanças.

Atualmente a liderança é exercida compartilhando o trabalho de forma a aumentar os seus espaços internos e externos. O líder tem que quebrar barreiras não ser mais o dono  da verdade, ser um co-responsável no sucesso humano

Neste trabalho vamos infocar vários aspectos da liderança, seu conceito, evolução, habilidades , estilos e tendências em um mundo de comunicação instantânea de mudanças rápidas e constantes.