É LIDERAR?

O conceito de liderança tem vindo a evoluir ao longo dos tempos. Nos anos 20 o sociólogo Max Weber identificava líderes burocráticos detentores de património e carismáticos. Nos anos 40 houve um forte desenvolvimento nestes estudos com o apoio do exército do EUA que os utilizaram na selecção dos seus oficiais e nos anos 50 muitos outros estudos surgiram nas ciências comportamentais, levando a abordagem da liderança para outros âmbitos e outros grupos.

" actividade de gestão que através da comunicação e motivação do pessoal, leva este a realizar as actividades necessárias para atingir os objectivos da empresa."

 

Quando Peterson assumiu a direção da Ford Motor Company, a empresa tinha acabado de perder 3,3 bilhões de dólares. Mas ele tinha a visão de fazer da Ford a empresa líder em termos de qualidade entre os fabricantes americanos de automóveis. Ele conseguiu inspirar uma organização enorme e moribunda com um simples slogan: "Na Ford, Qualidade é a Tarefa Número 1”. A Ford orgulhosamente anuncia seus carros como sendo os melhores montados nos Estados Unidos e, em reconhecimento de sua qualidade, em 1988 a Ford obteve mais lucro do que a General Motors pela primeira vez em décadas, e isso com apenas metade do volume de vendas. Hoje, o novo objetivo da Ford é construir carros melhores do que os carros alemães e japoneses. Do jeito como eles estão caminhando, não arriscaria uma aposta em contrário. Isso é visão. Isso é liderança.

Clay Sherman diz que liderança é a capacidade de obter seguidores. Um dos maiores desejos da natureza humana é a necessidade de sentir-se importante, e conseguir identificar um sentido e propósito para a vida e para o trabalho. Os líderes invariavelmente são aqueles que conseguem estimular as emoções mais profundas das pessoas e partem para feitos acima e além do que já tenham conseguido realizar no passado. E sentem-se importantes com isso. Lee lacocca entrou para a Chrysler na época em que a empresa estava à beira da falência. Através da mera força da sua personalidade, sua determinação inabalável e seus apelos ao Congresso, aos funcionários da Chrysler e aos clientes da Chrysler, lacocca desencadeou uma reviravolta que irá ser registrada pelos livros de história como uma das realizações mais fantásticas das empresas americanas. Sozinho, lacocca salvou mais de 350.000 empregos. Isso é liderança