MBA em Administração de Negócios  Turma III

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Curriculum Rubens

 

 

Fotos do Encontro na Vânia

II Econtro

Encontro no Empório Sto. Antônio

Colação IATE Club
Formatura MBA 2000

 

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MBA-EXECUTIVO EM ADMINISTRAÇÃO DE NEGÓCIOS TURMA III2000 - Ibmec-DF

ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING      -     Todas as Questões - clique aqui

Está aberto o espaço abaixo para comentários e respostas às perguntas do livro de Philip Kotler, conforme abaixo:

Capítulo

Páginas

Questões

Capítulo

Páginas

Questões

2

68,69

1,5

12

331

6,8

3

106

2,3,6,7

13

355,356

1,2,4,6

4

140,141

3,6,10

15

409

1

5

160

2,3,4

17

464

5,7

6

187

5,6,7,9

18

492

3,7,9

9

249,25

4,8,9

20

552

4,6

10

272

3,4

 

 

 

 

Capítulo 2 - CRIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DO CONSUMIDOR ATRAVÉS DE QUALIDADE, SERVIÇO E VALOR

APLICAÇÕES CONCEITUAIS

  1. Peter Drucker observou que a primeira tarefa de uma empresa é "criar consumidores". Lee Iacocca enfatizou a mesma idéia quando afirmou que "a única segurança de emprego que alguém possui nesta empresa (a Chrysler) decorre da qualidade, produtividade e de consumidores satisfeitos". Quais alguns dos fatores ambientais que tem contribuído para a crescente importância de satisfazer o consumidor? Nomeie algumas empresas que tem tornado a "satisfação do consumidor" uma de suas principais metas.

Resposta:

A globalização tem contribuído de maneira decisiva para que as empresas enfatizem a importância de satisfazer o consumidor, onde corporações que dispõe de alta tecnologia e rede de distribuição consagradas, além de experiência secular, estão disponíveis e se apresentam fortemente no mercado, principalmente nos grandes centros. A concorrência se tornou mais agressiva, a rapidez das informações e a facilidade de se mudar de fornecedor quando este não atende às necessidades e a expectativa estão presente no ambiente comercial.

Algumas empresas que tem a satisfação do consumidor como principais metas:

A Mercedes-Benz, com o modelo compacto conquistou a preferência do consumidor e vem aumentando sua participação nas vendas. O Classe A já participa no seu segmento de mercado com quase 20% e as primeiras pesquisas junto aos consumidores indicam um grau de satisfação de 97% entre os proprietários do Classe A, a empresa tem a força em sua marca consagrada.

A Intelbras: o telefone do Brasil e dos brasileiros, tem a recompensa de toda a preocupação com a qualidade dos produtos, dos serviços e do relacionamento com o mercado, com o grau de satisfação dos clientes, que atinge a uma média de 98%.

5. A Unisys Corporation emprega consultores empresariais experientes para ajudar seus clientes na avaliação do fluxo de informações entre as organizações e seus consumidores, na identificação de barreiras à comunicação e no desenvolvimento de soluções tecnológicas. Esta empresa criou a palavra "customização" que significa "tornar a empresa mais responsiva a seus consumidores e melhor preparada para atrair outros novos". Prepare um breve questionário que pudesse ser usado pelos consultores para determinar se uma empresa é ou não "customizada".

Resposta:

  1. Você está satisfeito com o TCO (Total de Custo de Informática) de sua empresa?
  2. Você já realizou a consolidação dos servidores?
  3. Quando foi realizado a última atualização de softwares e hardwares?
  4. Você acha o sistema de rede complexo? Pode ser simplificado.
  5. O seu sistema de rede pode ser utilizado em windows NT e Unix?
  6. Qual o nível de satistação de seus clientes?
  7. Já obteve retorno do seu investimento?

Capítulo 3 - A CONQUISTA DE MERCADOS ATRAVÉS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ORIENTADO PARA O MERCADO

APLICAÇÕES CONCEITUAIS

  1. Você acabou de ser contratado pela Minnetonka- pequena empresa de Minnesota especializada na fabricação de sabonetes e outros produtos. Trata-se de um trabalho novo para você, que deseja demonstrar a sua chefe o treinamento formal que recebeu sobre planejamento. Você ouviu boatos de que ela considera o planejamento formal ineficiente e ineficaz para as pequenas empresas. Acredita que o panejamento informal funciona melhor para uma empresa do tamanho da Minnetonka. Você esta determinado a mudar essa atitude. Redija um memorando explicando como o planejamento formal pode também ser usado nas pequenas empresas.

Resposta:

Senhora Chefe,

Com o planejamento formal conheceremos o mercado para o produto, podemos identificar a fatia que atingimos, verificarmos os concorrentes e qual o diferencial do produto, podemos segmentar esse mercado e definir o mercado alvo, verificando a condição de produção, com qual processo, como podemos nos posicionar, com que preço, como e onde distribuir e definir a forma e atuação da promoção, dimensionar o nosso espaço físico à demanda e aumentar a nossa representatividade no mercado, agregando valor ao nosso produto e rentabilidade para nossa empresa. Diante ao exposto solicito autorização para avançar com o planejamento formal.

  1. Pôr vários anos, uma faculdade municipal tem recebido um programa de educação de adultos denominado Communiversity, com pouco sucesso. Em função da diminuição da arrecadação de impostos pela prefeitura local, os conselheiros decidiram que o programa seria encerrado se não houvesse substancial aumento de matrículas no curso noturno. Desenvolva uma declaração de missão para o programa Communiversity e estabeleça 10 objetivos visando o aumento das matrículas.

Resposta:

  1. Estabelecer parcerias com empresas diversas no mercado para a realização de estágios, valorizando o programa;
  2. Identificação de empresas com programas de demissão e firmando convênios para recepção do pessoal;
  3. Criação de área de projetos para novas empresas formadas por integrantes do programa;
  4. Incentivo à visão de mercado e da empresa junto a população local para participar da concorrência global;
  5. Formação de grupos especializados para prestar consultorias;
  6. Criação de Banco de Empregos, caracterizando perfis específicos;
  7. Realizar pesquisa de mercado para verificar o tamanho do público alvo;
  8. Realizar pesquisa para identificar a penetração do programa no mercado;
  9. Vincular publicidade do programa;
  10. Promover massivamente o programa.

Rubens de Azevedo Ramos